Voltar 24 de Setembro de 2018

7ª Conferência - Segundo dia teve apresentação cultural, exposição do projeto casa própria e palestra sobre o tema central

As atividades da 7ª Conferência Estadual dos Trabalhadores em Educação, que aconteceram em Cacoal, foram retomadas na sexta-feira, dia 21/09, com uma apresentação cultural de dança do ventre pela dançarina Luíza Andrade, exposição do projeto de aquisição de moradia para os trabalhadores em educação e a palestra tema da conferência, “Educação: Participação Política e Fortalecimento da Democracia”, proferida pela Doutora Rosângela Aparecida Hilário, professora da UNIR/Porto Velho.

Com mesa coordenada pela Secretária de Política Sindical, Claudir Mata, e pelo membro do Conselho Fiscal do Sintero, Devanir Domingues Fernandes, a palestrante discorreu acerca da importância da representação política para a defesa dos direitos e dos interesses da classe trabalhadora.

A professora Rosângela Aparecida Hilário fez relatos de situações em que o trabalhador é discriminado pela classe social, pela cor da pele ou pela religião. “Todas as formas de discriminação precisam ser combatidas e só com formação política e conscientização conseguiremos obter o respeito”, disse.

A palestrante defendeu uma maior parrticipação dos trabalhadores em educação na política para que tenha quem realmente defenda a educação no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas.

Na sequência foram abertas inscrições para 10 intervenções. Os inscritos teceram comentários, observações e fizeram questionamentos sobre temas inerentes à palestra, que foram respondidos e comentados pela palestrante.