AÇÃO DA ISONOMIA - Sintero e advogados cobram liberação dos recursos para pagamento do precatório

A Direção do Sintero e os advogados da ação da isonomia dos servidores federais do ex-Território tiveram nesta quinta-feira uma audiência com o Juiz da 2ª Vara do Trabalho de Porto Velho, José Roberto da Silva, para tratar da liberação dos recursos para o pagamento do precatório dos Técnicos Administrativos federais, relativo à ação nº 2039/1989.

Participaram da audiência a presidente do Sintero, Lionilda Simão, os diretores da Executiva Nereu Klosinski (Secretário de Aposentados e Assuntos Previdenciários) e Judith dos Santos Campos (Secretária de Assuntos Jurídicos), além dos advogados Luiz Felipe Belmonte, Hélio Vieira da Costa, Orestes Muniz e Nayara Simeas Pereira.

O objetivo da audiência foi atualizar as informações acerca da liberação dos recursos pelo Tesouro Nacional para que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) faça o repasse ao Tribunal Regional do Trabalho e o Juiz da 2ª Vara do Trabalho faça os pagamentos.

Os advogados e a Diretoria do Sintero argumentaram que os servidores estão ansiosos pelo pagamento do precatório, que várias expectativas foram criadas, e que muitos não suportam mais tanta demora.

Na oportunidade foi confirmado que o Tesouro Nacional repassou ao TST parte do dinheiro destinado ao precatório, e que o TST aguardaria o repasse do restante do valor para, então, transferir para o TRT.

Em contato com a Secretaria do Tesouro Nacional e com a presidência do TRT, o advogado Luiz Felipe Belmonte obteve a informação que foram repassados R$ 464 milhões, e que o restante deverá ser repassado no dia 20 de julho.

O posicionamento defendido pela Direção do Sintero é que esse valor depositado pelo Tesouro Nacional seria suficiente para pagar a parte líquida dos servidores que já possuem valor homologado, mesmo que o imposto de renda, os honorários advocatícios e os honorários de sucumbência, fiquem para a segunda etapa.

“O que importa agora é pagar aos servidores o mais rápido possível, pois muitos já faleceram e outros podem não estar mais aqui quando o dinheiro sair”, disse a presidente do Sintero, Lionilda Simão. Ela alertou, inclusive, para a possibilidade de realização de manifestações e protestos caso o pagamento ainda demore. Para evitar mais demora, tanto os advogados quanto os diretores do Sintero pediram para que fosse solicitado junto ao TST o repasse do valor já depositado pela União.

O Juiz José Roberto da Silva ouviu todas as ponderações, manifestou solidariedade à situação dos servidores, e garantiu que quando os recursos forem liberados o pagamento será feito imediatamente nas contas bancárias dos servidores.

Segundo ele, o precatório já foi requisitado, o processo está saneado e está tudo pronto para fazer o pagamento.

Nesta quinta e sexta-feiras os advogados estão em contato com o TST para cobrar o repasse dos recursos.

• Zenaide silva
    24 de Agosto de 2018

Esse ano tem possibilidade de quem nao recorreu.se manifestar

• Geovandro Lacerda
    04 de Julho de 2018

Gostaria de saber se ainda há possibilidades de adicionar servidores, pois minha mãe faleceu em 2007 e só soube desta ação recentemente, mas precisamente em junho deste ano, como devo proceder?

04 de Julho de 2018

Os prazos já expiraram na justiça.

• WALDEMIR CARNEIRO TEIXEIRA
    03 de Julho de 2018

A RELAÇAO COM OS NOMES DOS HERDEIROS QUE SE HABILITARAM NO PROCESSO ESTÃO A DISPOSIÇÃO PARA SE V3RIFICAR JUNTO AO TRT 2ª VT DA 14ª REGIÃO? OS INTERESSADOS MPODERÃO DESLOCAR -SE ATÉ A SEDE DO TRT?

• Edson
    02 de Julho de 2018

Os professores da época que não receberam também Irao receber?

03 de Julho de 2018

Professores que não receberam, mas que estão na ação devem procurar o Sintero

• Antonio Abadia Andrade
    29 de Junho de 2018