Voltar 08 de Agosto de 2018

AÇÃO DE ISONOMIA: Começa o pagamento do precatório dos técnicos administrativos do ex-território de Rondônia


Foi assinado na quarta-feira (08/08) pelo Juízo da 2ª Vara do Trabalho de Porto Velho/RO o primeiro alvará para pagamento da isonomia dos Técnicos Administrativos das escolas de 1º e 2º graus do Ex-Território de Rondônia contemplados no processo 2039. No total deverão ser pagos mais de R$ 700 milhões de reais para aproximadamente 2 mil pessoas.

O alvará foi expedido em cumprimento ao despacho proferido na mesma data (despacho aqui), o qual prevê, entre outras providências, a sequência a ser observada pela Secretaria da unidade para a geração das próximas ordens de pagamento, de acordo com a situação processual de cada um dos servidores beneficiários: “Habilitados Vivos” com valores abaixo de 350 mil reais; “Habilitados Vivos” com valores alterados; “Servidores Vivos com valores homologados”, na decisão de fls. 51.805/51.806 (vol. 238, autos principais); “Avulsos Vivos”, com valores abaixo de 350 mil reais; “Avulsos Vivos” com valores alterados; etc.

Os critérios para os demais pagamentos já foram estabelecidos pelo Juízo no despacho anterior, proferido no dia 30/05/2018, cujo teor pode ser lido no link a seguir (despacho aqui).

Nos despachos mencionados acima também constam orientações importantes sobre regularização dos espólios (despacho aqui) (aproximadamente 400 casos), isenção do imposto de renda para doentes graves, recursos processuais para servidor com valor da isonomia zerado ou reduzido, honorários advocatícios, antecipação para 2018 do pagamento aos servidores que não compareceram à audiência pública e que por isso só poderiam receber em 2019, entre outras questões.

Os valores serão creditados nas contas bancárias de cada servidor, com base nos dados fornecidos pelo interessado nos “formulários” apresentados na Audiência Pública de abril/2017 ou em outras ocasiões, por isso não será necessário que o beneficiário se dirija à Vara do Trabalho por qualquer razão, devendo aguardar no recesso do lar a concretização da transferência bancária.

O Banco do Brasil S.A. é a instituição bancária incumbida de proceder a transferência dos valores para as contas individuais dos interessados, atuando em conjunto com a equipe do 2039 para realizar a operação de crédito com rapidez e segurança.

O Juízo agradece a todos que participaram do saneamento do processo 2039, determinado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Tribunal Superior do Trabalho (TST), os quais contribuíram para esse desfecho favorável, após 29 anos de tramitação do processo. Por fim, “congratula-se com os servidores técnicos administrativos do Ex-Território de Rondônia pela entrega do bem da vida legitimamente assegurado pelo Judiciário Trabalhista”.

PAGAMENTO PELO BANCO DO BRASIL

Em contato com o Banco do Brasil a Direção do Sintero obteve a informação de que já nesta quinta-feira o banco começa a creditar nas respectivas contas bancárias os valores referentes aos 884 servidores constantes do alvará, procedimento que será concluído na sexta-feira, já com disponibilização dos valores até segunda-feira.

Os demais servidores beneficiados pelo processo receberão de acordo com a ordem determinada pelo Juízo da 2ª Vara do Trabalho, o que deverá ser concluído até o final da próxima semana.

A presidente do Sintero, Lionilda Simão, disse que o pagamento dessa ação, que é o maior precatório do país, é uma vitória dos trabalhadores em educação federais do ex-território através da luta do Sintero. "Desde o primeiro momento o Sintero, através das sucessivas gestões, lutou por esse pagamento. Embora tenha demorado tantos anos e muitos servidores tenham falecido sem receber o dinheiro, o pagamento é feito agora, representando uma grande vitória para a categoria e para o Sintero", diss a presidente do Sintero.


11 Comentários

  • Uilian Ferreira de Jesus
    22 de Agosto de 2018

    Bom dia a todos, meu pai e minha mãe (já falecidos) eram servidores da educação, minha mãe em vida chegou a receber e o de meu pai ficou por sair e até hoje ainda não saiu. a minha dúvida é: eu e os herdeiros de meu pai iremos receber já nessa remessa?

    Sintero
    Resposta do Sintero
    22 de Agosto de 2018

    Pedimos para que atentem às orientações para herdeiros

  • Ariele Gato Dias
    21 de Agosto de 2018

    Os advogados do sintero não fez nada pelos os herdeiros, só vai esperar o dinheiro dele sai para fica de boa, ainda temos que paga advogado particular e fazer inventário isso é injusto ainda tem imposto os herdeiros vai sair com uma miséria e os advogados do sintero estão felizes.

    Sintero
    Resposta do Sintero
    21 de Agosto de 2018

    Advogado do Sintero ganhou a ação. O principal. E cobrou honorários que os servidores concordaram em pagar. Se não fosse o trabalho do advogado e o trabalho dos servidores titulares, herdeiro não estaria recebendo a ação. Advogado da ação não foi contratado para fazer inventário. Mesmo assim o Sintero está orientando e encaminhando as situações caso a caso.

  • Luciano
    21 de Agosto de 2018

    Ola,gostaria de saber se ja foi liberado todos os pagamentos,ou so o primiro lote

  • Maria luzia
    17 de Agosto de 2018

    As viuvas tem que fazer inventário também

  • Edneuza Nunes da Silva
    17 de Agosto de 2018

    Bom dia, é o precatório dos professores estaduais quando sai !!!???

  • Nelma Damasceno
    15 de Agosto de 2018

    Boa tarde Gostaria de saber que esta com doença grave (CA) se apos o pagamento pode entrar com recurso para rever o imposto retido.

    Sintero
    Resposta do Sintero
    21 de Agosto de 2018

    Pode entrar com ação judicial

  • Anauara
    14 de Agosto de 2018

    Olá sintero gostaria de saber quando será pago os herdeiros? E se esse boatos de inventário e veridico,e se for nos informe o q devemos fazer.

    Sintero
    Resposta do Sintero
    21 de Agosto de 2018

    Orientações em matéria no site

  • Wilson Lopes da Costa Melo
    13 de Agosto de 2018

    queremos ressaltar que não estamos contra estes felizardos funcionários em receber o que é de direito seus, mas questionando um processo que temos que está adormecidos nos porões, da lenta justiça brasileira!!

  • milena
    10 de Agosto de 2018

    boa tarde sintero , isso já vai ser pago nas contas de quem era beneficiario do autor do processo em caso de falecimento do servidor

  • Ariele Gato Dias
    09 de Agosto de 2018

    O juiz está pedindo inventário, mais tem pessoas que não tem condições para paga isso, como eu não tenho condições.

  • Lucina.
    09 de Agosto de 2018

    Vitória merecida. Parabéns a todos pela conquista e que sempre acreditaram em nossa Entidade.

Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE