Voltar 06 de Abril de 2018

Após 45 dias de greve trabalhadores em educação conquistam reposição de 10,06% para Professores e de 15,07% para Técnicos Educacionais


Os trabalhadores em educação estaduais de Rondônia saíram vitoriosos de uma greve que durou 45 dias ao conquistarem implantação do Piso do Magistério no vencimento com progressão em que todos os professores terão reposição salarial média de 10,06%, e piso de mil reais para os Técnicos Educacionais Nível 1, o que representa uma reposição de 15,07%, índice que também vai reajustar o salário dos Técnicos Nível 2..

As conquistas beneficiam, ainda, os Professores e Técnicos aposentados, os que estão afastados por laudo médico e os readaptados.

Além disso, a reposição conquistada terá reflexo nas gratificações que são calculadas em porcentagem sobre o vencimento.

Na avaliação que fizeram ao aprovarem a proposta e decidirem pelo encerramento da greve, os próprios trabalhadores em educação consideram que esta foi uma das maiores vitórias da categoria nos últimos anos.

Outra vitória importante obtida com a greve é que a Lei aprovada na Assembleia Legislativa estabelece que a partir de junho de 2018 o piso terá que ser implantado, o que já fica valendo para os próximos anos.

A Direção do Sintero explicou que teve que assinar o Termo de Acordo ainda ontem, antes de levar para a categoria, porque não havia mais tempo hábil para aprovação de uma lei e publicação no Diário Oficial, sem que isso significasse algum prejuízo para os trabalhadores.

Mesmo assim, decidiu submeter o Termo de Acordo à aprovação dos trabalhadores em educação, em assembleia com a presença de representantes de todas as Regionais, pois o acordo só teria validade se fosse aprovado pela categoria.

Esta era a última chance de se obter alguma conquista, já que a partir de hoje, pela lei, os governos só podem reajustar salários para recompor a inflação do ano das eleições, o que deve ser de pouco mais de 2%.

“Com muita tranquilidade consideramos que reposição salarial média de 10,06% para todos os professores e piso de mil reais para os Técnicos Educacionais no vencimento com reposição de 15,07%, e ainda beneficiando os aposentados, os afastados por laudo e os readaptados seria bem melhor do que continuar uma greve que a partir de hoje não resultaria em mais do que 2% de reposição”, disse a presidente do Sintero, Lionilda Simão. “Temos responsabilidade e jamais atuaríamos para prejudicar a nossa categoria”, finalizou.

A presidente do Sintero, Lionilda Simão e os demais integrantes da Diretoria Executiva e das Diretorias Regionais, parabenizam os trabalhadores em educação pela união e pela luta, e informa que embora a categoria tenha decidido encerrar a greve, a luta continua para que possamos conquistar ainda mais.

VEJA COMO FICAM AS TABELAS SALARIAIS DE PROFESSORES

E TÉCNICOS A PARTIR DE JUNHO DE 2018


17 Comentários

  • Maria Benilda Sampaio Correa
    15 de Abril de 2018

    eu ainda ñ estou aposentada, estou aguardando em casa, tenho direito a essa reposição.

  • Maria Benilda Sampaio Correa
    15 de Abril de 2018

    Gostaria de saber como fica a situação dos servidores que estáo aguardando a aposentadoria em casa, ainda ñ estão aposentados e sim aguardando.

    Sintero
    Resposta do Sintero
    18 de Abril de 2018

    Normal. Terão o aumento no vencimento básico, seja antes ou depois da aposentadoria.

  • Luzia Tanaka Cremonini
    14 de Abril de 2018

    Bom dia, Sou bibliotecária aposentada. Não sei onde encaixo nessa tabela acima... Att.

    Sintero
    Resposta do Sintero
    18 de Abril de 2018

    Ou você é professora ou Técnica Educacional. Veja o seu contrato.

  • GRACIANE RODRIGUES CHOMA
    13 de Abril de 2018

    Estive na greve e conversei com Nereu duas vezes à respeito de como calcular esse valor de acordo com a referência.Ele pegou a minha como exemplo,que é 7 e multiplicou esse 7 por 2,que deu 14% e multiplicou pelo meu salário base.Só que agora estou observando que estão multiplicando por 12%.Não entendi,pois Nereu me explicou diferente,qual o certo?A progressão não é de 2 em 2 anos?

    Sintero
    Resposta do Sintero
    18 de Abril de 2018

    Por favor, procure o Sintero para ter os esclarecimentos necessários.

  • Mario
    13 de Abril de 2018

    faço a mesma pergunta do Eduardo, no dia 11 de abril de 2018 o qual ainda não obteve resposta, e digo mais porque para os tecnicos são duas tabelas e dos professores apenas uma, gostaria que alguem me tirasse essa duvida.

    Sintero
    Resposta do Sintero
    18 de Abril de 2018

    Professores são duas tabelas. Veja assunto atualizado.

  • Eduardo
    11 de Abril de 2018

    Porque nas tabelas anteriores o Professor Classe A,B e C tinham seus vencimentos separadamente e nessa matéria aparecem em uma mesma tabela? Acaso um docente sem graduação 40h Classe A com referência 10 receberá o mesmo vencimento de um docente Classe C 40h com graduação também com referência 10 ? Os vencimentos são iguais para todos independente se tem graduação ou não, devido a ref. ser a mesma?

  • Sidnei
    11 de Abril de 2018

    Como fazer os cálculos para professores de 25h

    Sintero
    Resposta do Sintero
    13 de Abril de 2018

    É só fazer a proporção de 40h para 25h

  • SAMIO
    11 de Abril de 2018

    gostaria de saber a respeito dos professores que tem arga horária de 25h.

  • jair de oliveira domingues
    10 de Abril de 2018

    participei da greve até o final e gostaria de saber como ficará professores classe c que na realidade estamos recebendos a nivel magistério.Será que temos que fazer outra greve para receber os 50% de classe ou ficou alguma coisa amarrada para este ano ou ano que vem.Explique por favor

    Sintero
    Resposta do Sintero
    13 de Abril de 2018

    Com o pagamento do piso na carreira todos terão o aumento. As demais conquistas dependerão de mais luta. Contamos contigo para continuar lutando.

  • jose maria costa
    09 de Abril de 2018

    nao entendi a tabela recebo mais de mil reais de vencimento

    Sintero
    Resposta do Sintero
    13 de Abril de 2018

    Veja a sua referência e o seu nível para saber quanto vai ser o novo salário.

  • Raimunda Almeida
    09 de Abril de 2018

    Boa Tarde, Desculpe mais a referência não deveria ser de 2% a cada dois anos pelo que vejo aí nos de tecnicos muda 20,00 reais apenas ... não entendi !!

    Sintero
    Resposta do Sintero
    13 de Abril de 2018

    2% sobre a primeira referência

  • Ana Lucia
    09 de Abril de 2018

    Esse aumento virá com o retroativo?

    Sintero
    Resposta do Sintero
    13 de Abril de 2018

    Vai começar em junho

  • Eliane
    08 de Abril de 2018

    O que vem a ser essa ordem numérica de 1 a 16?? Não entendi...

    Sintero
    Resposta do Sintero
    09 de Abril de 2018

    Referência para progressão. A cada referência o salário aumenta 2%

  • eliane geraldo de souza
    07 de Abril de 2018

    Esse valor já esta calculado com progressão ou ainda vai calcular progressão

    Sintero
    Resposta do Sintero
    07 de Abril de 2018

    Já é com progressão a cada 2 anos

  • Josembergue Silva
    06 de Abril de 2018

    Espero que está tabela esteja de acordo com o artigo 75 da LC n. 680/2012 que determina o percentual de 2% entre todas as referências salariais.

  • roseli
    06 de Abril de 2018

    uma pergunta, e os professores 20h. como fica a situção?

    Sintero
    Resposta do Sintero
    07 de Abril de 2018

    Proporcional

  • roseli
    06 de Abril de 2018

    Parabéns a todos os trabalhadores pelo esforço a luta, por seres corajosos e permanecer até o fim. Que O nosso Deus os abençoe.

Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE