Voltar 15 de Novembro de 2019

Conjuntura Nacional e Estadual são temas de palestra do XV Congresso dos Trabalhadores em Educação

Em busca de levantar as discussões e resgatar fatos que impactaram na vida da sociedade brasileira e do povo rondoniense, o Sintero promoveu palestra sobre a conjuntura nacional e estadual, nesta quinta-feira (14/11), durante o XV Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação.

Para ministrar as palestras foram convidados, Carlos Abicalil, assessor parlamentar da Comissão Permanente de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e o Diretor-Superintendente do Sebrae em Rondônia, Daniel Pereira.

Carlos Abicalil fez duras críticas a Reforma da Previdência (PEC 06/2019), aos altos índices de desemprego, o enfraquecimento do movimento sindicato, o programa de emprego Verde Amarelo proposto pelo atual governo, entre outras coisas.

“É importante lembrar que a CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, tem feito um grande esforço e mobilização para evitar que a retirada de direitos da classe trabalhadora continue. Porém, precisamos da união de todos”, disse.

Em relação ao cenário estadual, Daniel Pereira criticou o Projeto de Lei nº 338/2019, que revoga todas as Leis que tratam sobre a Gestão Democrática e extingue o Processo de Consulta à Comunidade Escolar para a Escolha de Diretores e Vice-Diretores. Na oportunidade, Daniel também relembrou sua participação na fundação do Sintero há 30 anos e salientou que se sente honrado em continuar fazendo parte da história do sindicato.

“Gostaria de agradecer a Direção do Sintero por nos proporcionar esse debate. Fico muito feliz e honrado em fazer parte do evento desde a primeira edição”, falou.