Daniel Pereira visita o Sintero e anuncia mais empenho do governo na transposição

O governo do estado vai atuar como terceiro interessado nas ações que objetivam a transposição de servidores de Rondônia para a folha da União. O anúncio foi feito pelo governador Daniel Pereira em visita ao Sintero na manhã desta terça-feira, dia 08/05.

O governador estava acompanhado do procurador do estado Luciano Alves e pela secretária de Estado da Educação Maria Angélica Silva Ayres Henrique.

No Sintero a comitiva oficial foi recebida pela Diretoria do Sintero, que estava representada pela Secretária-Geral Dioneida Castoldi e dos diretores Manoel Rodrigues da Silva (Secretário de Finanças), Neira Cláudia Cardoso Figueira (Secretária de Formação Sindical), Nereu Klosinski (Secretário de Aposentados e Assuntos Previdenciários), e pelos diretores da Regional Norte Lodeilson Fernandes e Cleusa Ferreira Mendes, e pelo advogado Hélio Vieira.

Daniel Pereira considera que tendo o governo do estado agindo como terceiro interessado as ações judiciais ganham força e agilidade, pois assim, além de fazer justiça com os servidores, também desonera o estado.

Segundo ele, há um entendimento na Procuradoria Geral do Estado de que a União deve assumir todas as despesas com esses servidores desde a sua contratação, inclusive o pagamento das licenças prêmio, já que, segundo a regulamentação da Emenda Constitucional 60, os servidores devem ser transpostos com todos os seus direitos.

Ainda durante a visita o governador Daniel Pereira anunciou a implantação de um sistema digital para administrar toda a vida funcional dos servidores estaduais.

O sistema, segundo ele, vai reunir em arquivos digitais toda a documentação e todos os registros funcionais dos servidores, o que permitirá a busca instantânea de qualquer documento, agilizando, assim, os processos administrativos, como aposentadorias, que atualmente demoram anos, mas não precisam demorar mais do que alguns dias.

O governador disse também que o sistema poderá ser acessado de qualquer lugar pelos próprios servidores, até mesmo através de aplicativos para telefone celular.

Antes de encerrar a visita ao Sintero, Daniel Pereira disse que a nova secretária de Estado da Educação Maria Angélica Silva Ayres Henrique tem total autonomia para gerir a educação e implantar os programas necessários à melhoria da qualidade do ensino e melhoria dos índices, como o IDEB.

A Diretoria do Sintero agradeceu ao governador e sua comitiva pela visita, mas não perdeu a oportunidade de cobrar o atendimento dos anseios dos trabalhadores em educação, dizendo que a luta por salário justo e por valorização é incessante.

Para o mês de junho está confirmada a implantação da nova tabela salarial, conquista da categoria após a greve estadual que durou 45 dias, mas já estão na pauta outros itens que fazem parte da proposta de Plano de Valorização dos Trabalhadores em educação, elaborada pelo Sintero.

• Fenilce da silva santos Noé
    20 de Maio de 2018

Bom dia senhores, gostaria de saber como esta o andamento do processo, referente a intervenção a favor dos aposentados que saíram da folha federal? Vai ter algum resultado?

Sintero
    Resposta do Sintero
    22 de Maio de 2018

Estamos trabalhando para que voltem para a folha federal

• Nilsa Alves de Souza Azevedo
    16 de Maio de 2018

Gostaria de saber como está o andamento da transposição com relação aos aposentados como eu. Será que temos chance? Ou só nós resta mesmo esperança.

Sintero
    Resposta do Sintero
    16 de Maio de 2018

Pedimos para que compareça ao Sintero para obter informações sobre o caso específico.

• Maria Lúcia de Fátima Araújo
    10 de Maio de 2018

Que papo é esse que as licenças prêmio de quem vai passar para o quadro Federal, deverão ser pagas pela União? É um empurra empurra sem fim! Está fazendo a mesma coisa dos outros governos. Agora que chegou a sua vez de resolver essas pendências, joga a bola para o outro!

• walter pereira dos santos
    08 de Maio de 2018

Daniel pereira deve aproveitar a oportunidade de fazer alguma coisa por esta e outras classes.

• Irenice freitas
    08 de Maio de 2018

E os servidores dos municípios Poderiam entrar também.

• Maria de Lourdes Bonelli Santos
    08 de Maio de 2018

Gostaria de saber porque não estão pagando a licença pecúnia , aposentei e tenho uma licença prêmio que na tirei e nem recebi em pecúnia. Por reivindico que seja paga , pois já estou aposentada...