Voltar 23 de Março de 2018

Depois de 12 horas de ocupação, trabalhadores em educação deixam o prédio da Seduc em Porto Velho


Os trabalhadores em educação estaduais de Rondônia deixaram o prédio da Secretaria de Estado da Educação, em Porto Velho, por volta das 19 horas desta sexta-feira, 23/03, depois de 12 horas acampados no local.

A desocupação se deu após o comparecimento do secretário de Estado da Educação, Florisvaldo Alves, ao local, com informações  que podem levar à retomada das negociações na próxima semana.

Os trabalhadores em educação ocuparam o prédio da Seduc por volta das 7 horas da manhã em protesto contra a falta de contraproposta do governo à proposta de Plano de Valorização dos trabalhadores em educação, apresentada pelo Sintero, ainda em dezembro de 2017.

O secretário informou que o governo já fez o levantamento da quantidade de pedidos de aposentadoria pendentes e do valor da economia que essas aposentadorias representarão, e já apresentou o resultado ao Tribunal de Justiça, conforme determinado na audiência de conciliação.

Ainda de acordo com o secretário, o governo está fazendo um outro estudo para verificar qual o valor que a Seduc pode economizar no orçamento próprio e que possa reverter para salário dos trabalhadores em educação.

Isso para retomar as conversas com o Sintero, o que poderá ocorrer até a próxima quarta-feira, quando deverá ser apresentada uma proposta à categoria. Qualquer negociação, no entanto, somente ocorrerá com a presença da diretoria Executiva e de diretores de todas as Regionais. E qualquer deliberação, será feita pela categoria, em assembleia.

Na presença do secretário os trabalhadores em educação demonstraram união e disposição para manter a ocupação da Seduc por quanto tempo fosse necessário, mas decidiram se retirar do local espontaneamente para manter o diálogo.

Eles já estavam preparados com colchões e o Sintero já disponibilizava a estrutura necessária à manutenção do protesto.

A presidente do Sintero, Lionilda Simão, apoiou a decisão dos trabalhadores em educação, e disse que a diretoria do sindicato apoiaria a categoria qualquer que fosse a deliberação, pois as decisões são democráticas e transparentes.

Embora tenham decidido desocupar a Seduc, os trabalhadores em educação deixaram bem claro que a greve continua, e já marcaram concentração em todas as Regionais na segunda-feira, dia 26/03, para discutir novas estratégias de luta e reforçar a mobilização.


3 Comentários

  • MARIA APARECIDA DA SILVA
    26 de Março de 2018

    Parabéns! Estou com vocês... Eu estou aguardando a minha aposentadoria, não sei o por que, que demora tanto para sair, sendo que os servidores da União dentro de trinta dias, já estão tranquilos em sua casas, sem ter que se preocupar, de ir para seu local de trabalho, sendo que já completou o seu tempo de contribuição.

  • Josias Pereira
    24 de Março de 2018

    Muito bem,a ida dos companheiros na Seduc não foi em vão,surtiu efeito.O secretário apresentou alguma coisa. Tomara que a reunião de quarta-feira não seja para marcar outra reunião !

  • Lillian Telma Naitzel Siring Timm
    23 de Março de 2018

    Tomara que saia de verdade a proposta....

Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE