Deputado Leo Moraes procura Sintero para discutir pontos da Reforma da Previdência

O deputado Leo Moraes (Podemos), solicitou reunião com a direção do Sintero para discutir pontos da Reforma da Previdência na manhã desta sexta-feira (03/05). Preocupado com a repercussão que teve seu voto na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), em que votou a favor da PEC 06/2019, o deputado fez ponderações acerca de seu posicionamento e justificou o porquê de seu voto, dizendo que o fez para participar diretamente na Comissão Especial, que analisará a proposta de Reforma da Previdência.

Leo Moraes acredita que alguns pontos da proposta devem ser alterados, por isso ele trabalhará na Comissão Especial, responsável por analisar o conteúdo da proposta enviada pelo governo, para propor modificações nas questões como BPC (Benefício de Prestação Continuada), aposentadoria rural, regra de transição dos servidores públicos e, principalmente em relação ao aumento da idade mínima e tempo de contribuição aos professores.

A Direção do Sintero destacou o sentimento de frustração para com o deputado, diante do seu voto a favor da PEC 06/2019, uma vez que o sindicato vem reforçando o seu posicionamento contrário à proposta, desde o dia em que ela foi enviada ao Congresso. Inclusive, o Sintero vem fazendo mobilizações em todas as Regionais, com intuito de levar esclarecimentos à base e apontar os principais pontos que demonstram a retirada de direito da classe trabalhadora.

É importante frisar que a proposta penaliza principalmente as professoras com aumento de 10 anos na idade mínima e aumento 5 anos no tempo de contribuição. A mudança no cálculo do benefício também é um dos pontos que gera polêmica. Neste caso, para o trabalhador receber 100% do benefício será necessário 40 anos de contribuição.

“Não somos contra uma Reforma da Previdência. Mas da forma como ela é proposta, não tem como aceitar”, disse Lionilda Simão, presidente do Sintero.

O Sintero compreende que é necessário uma Reforma da Previdência, mas não como essa proposta que retira direitos dos trabalhadores. E sim, uma reforma que resolva o déficit da previdência como um todo, e que não penalize os servidores. Uma Reforma que combata os grandes devedores e privilegiados que são os bancos e as grandes empresas. Mas, enquanto, apenas os trabalhadores serem penalizados, o sindicato se posicionará contra.

O deputado reafirmou que diverge de pontos no texto original e assumiu o compromisso em lutar em favor dos trabalhadores em educação. E com isso, pediu que o diálogo com o Sintero continue, para que possa levar as propostas de mudança no texto da reforma à Comissão Especial que analisará a proposta.

“Acredito que essa proposta é economicamente viável, porém não é socialmente justa”, disse Leo Moraes.

Lionilda Simão encerrou a reunião pedindo que o deputado federal vote com coerência e consciência em favor do povo rondoniense.

• José Edmilson de lima Filho
    09 de Maio de 2019

Até às camadas mais pobres são de direita e reacionária. E o pior dentro da nossa categoria dos trabalhadores em educação temos reacionários e direitistas.