Voltar 22 de Agosto de 2019

Direção do Sintero participa de entrevista na “Rádio Falante” da Escola Orlando Freire


A Direção do Sintero esteve presente na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Orlando Freire, na terça-feira (20/08), para participar de uma entrevista na “Rádio Falante”, projeto do técnico educacional e radialista Reinaldo Ramos, abraçado por toda a comunidade escolar.

Na entrevista, a presidente Lionilda Simão relembrou a trajetória de luta do Sintero e suas conquistas ao longo dos 30 anos de existência e também das atuais atividades realizadas ao longo desse ano no processo de reivindicação da valorização profissional dos trabalhadores em educação do Estado de Rondônia.

A presidente parabenizou os alunos e a direção da escola pelo projeto, que já é considerado como referência para os outros estabelecimentos de ensino da Rede Pública do Estado.

De acordo com Reinaldo Ramos, o projeto foi criado em 2010, com objetivo de incentivar à leitura e a deixar os alunos, professores e demais funcionários informados ao longo do dia. A Rádio Falante possui uma hora de programação, tanto de manhã quanto a tarde, e os próprios estudantes são responsáveis pelos trabalhos operacionais e pela locução.

Inicialmente a Rádio funcionava no pátio da escola com auxílio de uma caixa de som e um microfone. Hoje, possui uma sala com uma mesa de áudio que transmite a programação para toda a escola, por meio das caixas de som que ficam espalhadas por todo o prédio.

“Esse projeto da Rádio Falante já conta com nove anos de existência. Divulgamos informações e fazemos entrevista com pessoas ligadas ao meio cultural e educacional e também com nossos alunos. Nosso quadro de destaque é o “Leitura na rádio”, que funciona da seguinte maneira: os alunos vão à biblioteca da escola e fazem o empréstimo de alguma obra literária para ler, após fazerem a leitura eles vêm até o estúdio da rádio e fazem um resumo do livro, assim os outros alunos são instigados a também lerem a obra”, disse Reinaldo Ramos.

Atualmente, a locução fica por conta das alunas Emilly Fonseca Nascimento (15 anos), Lídia Maria Duarte da Silva (12 anos), Ana Lívia Argos Rodrigues (11 anos). Também faz parte da equipe a aluna Ziary Gabriele Gimenez, que é natural da Venezuela. Devido a sua nacionalidade ela fica responsável por selecionar as notícias internacionais que são apresentadas no programa.

A iniciativa tem demonstrado tanto sucesso ao longo dos nove anos, que o Projeto já se destacou em matérias veiculadas em nível nacional como, Jornal Hoje (Rede Globo) e no Portal do MEC (Ministério da Educação). Além de ser citada em uma postagem do perfil do escritor Paulo Coelho, no Twitter, inclusive a Rádio foi presenteada com os livros do escritor, que é membro da Academia Brasileira de Letras.

Na oportunidade, a equipe do Sintero, representada pela presidente Lionilda Simão, a secretária-Geral, Dioneida Castoldi, o secretário de Organização, Jose Augusto Neto e o secretário de Imprensa e Divulgação, Sandro Luiz Ascuy de Oliveria, tiveram uma conversa com os funcionários da escola e levaram informações e tiraram dúvidas a respeito das negociações com o Governo do Estado.

“No ano que vem, a Rádio Falante completará 10 anos de existência. Por isso, estamos organizando todo o nosso material histórico, que inclui fotos e recados de todos os convidados que passaram por aqui, e montaremos um livro para deixar registrado toda a nossa trajetória. Esperamos que as escolas continuem a se inspirar no nosso projeto, que é motivo de muito orgulho para nós”, finalizou.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A GALERIA


Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE