Diretoria do Sintero participa da 9ª Conferência de Educação Paulo Freire/CNTE

Os diretores do Sintero, Lionilda Simão (Presidente), Dioneida Castoldi (Secretaria Geral), Manoel Rodrigues (Secretaria de Finanças), Sandro Ascuy (Secretaria de Imprensa e Divulgação), Matilde Alves Pena (Diretora Regional Estanho/Ariquemes) e Lodeilson Fernandes (Diretor Regional Norte/PVH) participam da 9ª Conferência de Educação Paulo Freire, organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação-CNTE, com a temática: “Em defesa de uma Educação Libertária e Democrática / Construindo o Movimento Pedagógico Latino Americano”. A conferência acontece de 26 a 28 de junho, em Curitiba.

Nesses dias, representantes de várias entidades sindicais filiadas à CNTE estarão discutindo temas como Políticas Educacionais no (Des)governo Bolsonaro e Práticas de Educação Libertária e Democrática, além de uma ampla discussão e encaminhamentos através de grupos de trabalhos temáticos sobre as principais Metas do Plano Nacional de Educação-PNE.

Os grupos discutirão a Meta 7, que trata sobre a Avaliação na Educação Básica; as Metas 15, 16, 17 e 18 que discorrem sobre a Valorização Profissional; a Meta 19 sobre a Gestão Democrática e a Meta 20 que trata do Financiamento da Educação Básica.

O objetivo é discutir as principais Metas do PNE, aferindo o que tem sido implementado nesses cinco anos de vigência do Plano e apontar caminhos, através de encaminhamentos sistematizados, para que alcancemos a plenitude de implantação do plano como política pública educacional.

Ao final da conferência, será aprovada a Carta de Curitiba e o Plano de Lutas da CNTE.