Voltar 28 de Novembro de 2018

Dirigentes do Sintero concluem em Vilhena curso de formação sindical da CNTE

A última etapa do curso de formação, aplicado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) para dirigentes sindicais do Sintero, foi concluída, nos dias 23 e 24 de novembro, em Vilhena.

O curso teve como finalidade provocar melhorias na atuação dos dirigentes sindicais.

Dividido em 4 eixos, o curso abordou as seguintes temáticas: Concepção política e sindical, Formação de dirigentes sindicais, Planejamento e administração sindical e por fim Temas transversais.

No último eixo, coordenado pela Secretaria de Formação Sindical do Sintero, Neira Cláudia Cardoso Figueira, foram abordadas as questões sobre a saúde do trabalhador, análise da conjuntura do Brasil e a importância do sindicato na contemporaneidade.

O curso teve como palestrantes Tácito Santos, formador na Escola de Formação Sindical Chico Mendes e Hiata Andresson Souza Silva, representante do Sintero. Cerca de 60 pessoas receberam a certificação, emitida pela CNTE.

De acordo com a secretária de formação sindical do Sintero, Neira Cláudia, o principal objetivo do curso foi multiplicar a rede formadores no estado de Rondônia. “A gente quer trabalhar em todo o estado e atingir o máximo de pessoas. Isso só será possível se cada participante da formação nos auxiliar, fazendo essa multiplicação do conhecimento”, concluiu.

A presidente do Sintero, Lionilda Simão, disse que o Sintero busca melhorar cada vez mais a sua atuação, seja na luta pelos direitos e pelos interesses dos filiados, seja nas práticas sindicais do cotidiano, como o atendimento aos filiados e as atividades na base.