Voltar 07 de Outubro de 2020

Eleição no SINTERO seguirá o mesmo protocolo utilizado pelo TSE para combater a disseminação da Covid-19

Prevista no Estatuto para ser realizada trienalmente, a eleição sindical no SINTERO ocorrerá no dia 05 de novembro. A Comissão Eleitoral independente, encarregada de conduzir o pleito foi eleita em assembleia geral dos trabalhadores em educação realizada no dia 11 de setembro por videoconferência, de acordo com o artigo 5º, da Lei nº 14.010/2020.

A Direção do SINTERO esclarece que a eleição sindical ocorrerá em respeito aos trabalhadores em educação filiados, que votam para um mandato de 3 anos, e uma eventual prorrogação de mandato seria um desrespeito à categoria.

Diferente das assembleias que escolheram as comissões eleitorais anteriores, que eram realizadas em Porto Velho, neste ano a videoconferência oportunizou a participação de filiados de todo o Estado. Por esse motivo, o número de trabalhadores que participaram da assembleia foi o dobro dos que estiveram presentes nas anteriores.

De acordo com a Direção do SINTERO, a decisão de realizar a eleição sindical neste ano obedece ao que expressa o estatuto. “Seria cômodo prorrogar os mandatos dos atuais diretores e adiar a eleição para depois da pandemia. Mas o estatuto não traz essa permissão”, explicou Lionilda Simão, presidente do sindicato,

A decisão também foi embasada em decisões judiciais recentes, em que a Justiça decretou intervenção em sindicatos que prorrogaram mandatos, nomeou interventor e determinou a realização da eleição imediatamente. Também pesou a decisão do TSE de não prorrogar mandatos de prefeitos e vereadores, e realizar as eleições ainda em 2020.

Para garantir a segurança dos eleitores e de quem vai trabalhar na eleição, a Comissão Eleitoral anunciou que vai adotar o mesmo protocolo utilizado pelo TSE para realizar as eleições de prefeitos e vereadores. Serão utilizados todos os equipamentos de proteção individual, será realizado treinamento com práticas de higiene, será adotado o distanciamento seguro de acordo com as recomendações das autoridades sanitárias e todo o material será higienizado constantemente.

Serão instaladas urnas fixas na Sede Administrativa em Porto Velho, nas Sedes Regionais no interior, nas principais escolas em todo o Estado, e urnas itinerantes percorrerão os locais de trabalho que estarão funcionando em horário especial. A votação ocorrerá das 8 horas da manhã às 22 horas.

Para a Direção do SINTERO, além da preocupação em combater a disseminação da Covid-19, é importante preservar a democracia e a transparência que faz do SINTERO um dos maiores e mais combativos sindicatos do Norte, e o principal instrumento de luta dos trabalhadores em educação.