Governo de Rondônia determina suspensão das aulas, mas mobilização em favor do Fundeb permanente continuará nas redes sociais

O Governo de Rondônia anunciou nesta segunda-feira (16/03) que o calendário escolar das escolas públicas de Rondônia está temporariamente suspenso, a partir de amanhã (17/03). Essa é uma medida de prevenção para evitar a contaminação do coronavírus (COVID-19).

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Suamy Vivecananda Lacerda Abreu, inicialmente as aulas serão suspensas por 15 dias. Em seguida, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) consultará Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), para avaliar a situação. Caso seja necessário, o período de suspensão será prolongado por mais 15 dias.

Destaca-se que a orientação do Governo de Rondônia abrangerá as Unidades Escolares Municipais, Universidade Federal e as Instituições de Ensino Privadas.

O Executivo estadual ressaltou que não há situação de contágio em Rondônia até o momento. Porém, o número de proliferação no restante do país aumenta a cada dia. Por isso, o Governo de Rondônia adotou as medidas de segurança orientadas pelo Conselho Nacional de Saúde.

O Decreto que regulamenta a suspensão das aulas será publicado em breve no Diário Oficial do Estado.

O Sintero ressalta que os atos públicos da Greve Geral da Educação Pública, do dia 18/03, também foram suspensos pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), na sexta-feira (13/03). Na oportunidade, o Sintero havia apresentado uma proposta aos trabalhadores em educação, que ficassem em casa no dia 18/03, como forma de protesto contra as atuais medida do governo Bolsonaro e pela aprovação da PEC 15/2015, que possui entre suas propostas tornar o Fundeb permanente, ampliar a participação da União dos atuais 10% para 40% e possibilita a criação de um Piso Salarial aos técnicos educacionais. No entanto, com a determinação do Governo esta orientação deve ser desconsiderada.

A mobilização do dia 18/03, dos trabalhadores em educação continuará através de outros mecanismos como as redes sociais. Participe da mobilização publicando frases, fotos e textos com hashtag #VotePeloFundebPermanente em todas as redes sociais e marque os parlamentares de Rondônia. Desta forma, quanto mais pessoas participarem, mais o movimento chamará atenção da sociedade e dos parlamentares.

Participe da nossa mobilização virtual!