Governo de Rondônia pretende aprovar Reforma da Previdência Estadual durante a pandemia

O Sintero tomou conhecimento nesta terça-feira (02/06), sobre um possível Projeto de Lei Complementar, elaborado pelo Governo de Rondônia, que trata sobre a Reforma da Previdência Estadual e que foi encaminhado para Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE/RO) para apreciação. Acredita-se que o principal interesse é aprovar o Projeto em meio à pandemia do Coronavírus, em um dos momentos mais difíceis da atualidade, no qual todos os esforços estão focados na crise da Saúde Pública que o Estado vem sofrendo.

Destaca-se que o Sintero, por meio do movimento Sindicatos Unificados, tem intensificado a discussão sobre o assunto desde janeiro de 2020, quando teve acesso à Minuta da proposta de Reforma da Previdência Estadual, colocada em pauta anteriormente pelo Conselho Superior do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon). Na época, os sindicatos protocolaram ofício ao Governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha e ao Presidente da ALE/RO, Laerte Gomes, com o objetivo de pressionar as representações políticas a não aprovarem nenhum Projeto de Lei sobre o assunto, até que fosse feita uma ampla discussão com a sociedade.

No entanto, todos os esforços parecem ter sido em vão, uma vez que o Governo de Rondônia tenta se aproveitar de um momento de fragilidade e medo, para aprovar medidas que irão dificultar cada vez mais o acesso à aposentadoria dos servidores públicos. Caso siga os moldes da Reforma da Previdência em âmbito federal, os servidores sofrerão com mudança na idade mínima e tempo de contribuição, aumento na alíquota de contribuição, mudança no cálculo do benefício e regras de transição com pagamento de pedágio.

A presidente do Sintero, Lionilda Simão, informa que está entrando em contato com os parlamentares estaduais, para averiguar se a informação procede ou não. Caso seja verdadeira, os sindicatos unificados não descartam o enfrentamento, respeitando as orientações dos órgãos sanitários, para evitar que o Projeto seja aprovado e penalize a classe trabalhadora.

• Roberto Carlos Martins Machado
    14 de Outubro de 2020

E preciso que a lei nao seja aprovada em Rondonia. Ou que estenda as regras de transição para quem já estava para se aposentar em no minimo 5 anos. Não pode aceitar a lei . E totalmente contra os orientadores educacionais e professores.

• Marcio Diógenes do nascimento
    04 de Junho de 2020

Muito bom bela atitude do sintero, pena que os outros sindicatos não lutam igual, precisamos de gente atuante para combater essas injustiças que só cai para o lado do trabalhador causando um desconforto a classe.

• Charles
    03 de Junho de 2020

É hora dos sindicatos começarem a mostrar qual é a sua função dentro desse desastre.

• Carlos Alberto da Costa
    02 de Junho de 2020

Porque não aprova o piso nacional do magistério, que é nosso direito e já estamos no prejuízo.

10 de Junho de 2020

A Lei Federal do Piso já existe, só falta o Governo de Rondônia cumprir.

• Leda
    02 de Junho de 2020

Estou indignada com essa posição do governador.

• Rogério
    02 de Junho de 2020

Só faltava essa, esse DESGOVERNO que tenta a todo custo perdoar uma dívida BILIONÁRIA da ENERGISA, quer arrebentar com os trabalhadores que já amargam muitos anos sem nem mesmo a reposição da inflação, e agora quer ter a certeza que o trabalhador NÃO IRÁ CONSEGUIR SE APOSENTAR, Rondônia nunca teve um governo tão ineficaz quanto esse, ou que só pensasse em destruir quem mantém o ESTADO funcionando.

• Marcos Antônio Tavares da Silva
    02 de Junho de 2020

É bom ficar esperto porque nesse período e pandemia esses governo fascista estão se valendo desse momento para nos atacar traiçoeiramente

• Locimar Massalai
    02 de Junho de 2020

É preciso que logo os fatos sejam esclarecidos, os profissionais da educação do Rondônia sejam informados.

• Locimar Massalai
    02 de Junho de 2020

Pessoal do Sintero! O momento pede atenção dos senhores de forma redobrada!

• Silvio
    02 de Junho de 2020

Tem que ficar atento ao texto repassar para os.servidores e levar pra discussao nas bases.