Voltar 08 de Janeiro de 2020

Justiça nega liminar em Mandado de Segurança do Sintero que pretendia suspender violação à lei da Gestão Democrática


A 2ª Câmara Especial do Tribunal de Justiça de Rondônia negou nesta quarta-feira, dia 08/01, pedido de liminar em Mandado de Segurança impetrado pelo Sintero, que buscava suspender a violação à Gestão Democrática pela SEDUC.

Através do MS nº 0805079-74.2019.8.22.0000, protocolado no plantão do Tribunal de Justiça ainda durante o recesso do Poder Judiciário, o Sintero pediu a suspensão dos efeitos da Portaria nº 7594/2019/SEDUC-GGE, de autoria do secretário de Estado da Educação, Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu, que contraria a lei da Gestão Democrática ao estabelecer critérios para a nomeação de Diretores e Vice-Diretores das escolas estaduais.

A Lei estadual nº 3.018/2013, com todas as suas alterações, estabelece que a nomeação dos Diretores e Vice-Diretores das escolas estaduais deve ser feita com base em consulta à comunidade escolar. A mesma lei diz que para a nomeação dos gestores em 2020, a consulta deveria ter sido realizada no último bimestre de 2019.

Muito embora o Sintero tenha apresentado todos os argumentos e demonstrado que a Portaria da SEDUC feriu a Lei, o Tribunal de Justiça considerou que “(...) não é obrigatória a consulta à comunidade escolar para a nomeação de diretor e vice-diretor visto ser reconhecidamente cargos em comissão.”

A presidente do Sintero, Lionilda Simão, destacou que a Gestão Democrática nas Escolas foi conquistada após décadas de luta, principalmente para evitar o preenchimento dos cargos por indicação política ou de apadrinhamento dos administradores. “A gestão democrática foi criada justamente para cessar o uso político das escolas, como ocorreu durante muitos anos, visando melhorar a qualidade do ensino e adequar as gestões à Constituição Federal”, disse.

Lionilda Simão disse que é preciso ampliar e reforçar a luta pela verdadeira gestão democrática, o que somente ocorrerá com a união da categoria.


2 Comentários

  • Edson Carlos Cabral
    08 de Janeiro de 2020

    O que esperar da justiça se o Brasil é um País que não respeita nem a sua Contituição

  • Marcílio
    08 de Janeiro de 2020

    Infelizmente JUSTIÇA FAZENDO INJUSTIÇA!! UM DEPUTADINHO QUERENDO FAZER DA EDUCAÇÃO CABIDES DE EMPREGOS...

Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE