Voltar 07 de Dezembro de 2018

LAÇO BRANCO: Sintero apoia mobilização dos homens pelo fim da violência contra mulheres


O Sintero lançou no âmbito do Sistema Diretivo a campanha Laço Branco, uma ação desenvolvida pela Rede de Homens pela Equidade de Gênero (RHEG) juntamente com movimentos organizados por mulheres e de outras representações sociais. O objetivo é desenvolver atividades que buscam envolver os homens nas ações pelo fim da violência sexista.

Como forma de divulgação da campanha, no período de 25 de novembro a 06 de dezembro será feita a distribuição de laços brancos, camisetas e folhetos informativos, pela RHEG. Além disso, são feitos eventos públicos, caminhadas, debates e oficinas temáticas.

O Sintero apoia esse movimento e se solidariza com todas as mulheres que são diariamente vítimas de vários tipos de violência.

História

O movimento foi criado após assassinato de 14 mulheres, no dia 6 de dezembro de 1989, dentro de uma Escola Politécnica em Montreal, Canadá.

O episódio aconteceu quando um rapaz de 25 anos invadiu a escola e ordenou que os homens se retirassem da sala, deixando apenas as mulheres. Foram feitos vários disparo e houve a queima de suas roupas.

Em seguida, o assassino suicidou-se. O rapaz deixou uma carta, na qual afirmava que havia feito aquilo porque não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente dirigido ao público masculino.

O crime mobilizou a opinião pública de todo o país, gerando um amplo debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres e a violência. Foi então que surgiu a primeira Campanha do Laço Branco, criada por homens, que elegeram como símbolo o laço branco e adotaram como lema: “jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência”.


Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE