Voltar 05 de Setembro de 2017

Negociações salariais com o governo do estado não avançam em nova reunião com a MENP

Praticamente não tiveram avanço as negociações entre a direção do Sintero e o governo do estado visando ao atendimento da pauta de reivindicações de 2017 dos trabalhadores em educação estaduais.
A reunião teve a participação dos secretários estaduais George Braga (Planejamento), Emerson Castro (Casa Civil), Wagner Garcia (Sefin), Helena Bezerra (Segesp), Florisvaldo Alves da Silva (Seduc), Márcio Félix (adjunto da Seduc), Maria Rejane Sampaio dos Santos Vieira (presidente do Iperon) e de procuradores do estado.
O Sintero estava representado pelo presidente Manoel Rodrigues da Silva, pelo secretário de Imprensa e Divulgação José Augusto Neto, e por um representante de cada uma das 11 Regionais.
Todos puderam se manifestar, relatar os problemas enfrentados em cada região e cobrar soluções dos secretários.
No entanto, mesmo de ouvir todos os relatos, os secretários praticamente repetiram o mesmo discurso das reuniões anteriores, de que o estado não possui condições de reajustar os salários dos trabalhadores em educação, nem mesmo através de gratificação, utilizando verbas do custeio da educação.
Diante da firmeza dos dirigentes sindicais em cobrar soluções, alguns poucos itens tiveram respostas, mas ainda distantes do atendimento das reivindicações.
O pagamento das progressões, que foi suspenso deverá ser retomado. Para isso os secretários ficaram de apresentar uma proposta por escrito até segunda-feira, dia 11/09.

Quanto ao auxílio transporte o estado prometeu fazer um levantamento para verificar o impacto da implantação nos municípios onde ainda não é pago.
Para o pagamento da Licença Prêmio em pecúnia está mantido o valor mensal de R$ 300 mil, porém, agora a Seduc promete disponibilizar a lista de pagamento.
E acerca dos processos de aposentadoria que estão parados, ficou acertado que, embora não seja de responsabilidade do Sintero, o sindicato vai fazer um levantamento em 30 dias para formar uma lista de servidores que querem dar continuidade na tramitação.
Os secretários informaram que muitos processos param de tramitar a pedido dos servidores, que ficam na dúvida quanto à decisão de se aposentar, principalmente os que aguardam a transposição.
Para formar essa lista o mais rápido possível, o Sintero está convocando todos os servidores da educação que entraram com pedido de aposentadoria, para que compareçam à Sede do sindicato ou a sede da sua Regional.
Principalmente os servidores que tiveram indeferido o pedido de transposição, seja pela realização de novo concurso, pela mudança de escolaridade ou porque foram contratados depois de 15/03/1987. Para esses casos a transposição deverá ser feita via ação judicial, e quem tiver tempo de serviço e idade para se aposentar, deve dar continuidade no processo de aposentadoria.
Todos esses assuntos, uma avaliação da reunião com a MENP e a proposta do governo de pagamento das progressões, serão pauta das assembleias dos trabalhadores em educação estaduais, que serão realizadas em todas as Regionais no período de 12 a 22 de setembro.