Voltar 19 de Fevereiro de 2019

Nota de Repúdio às declarações do Ministro da Educação Ricardo Vélez Rodríguez

O Sintero vem a público manifestar repúdio às declarações feitas pelo Ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, e por seus posicionamentos que manifestam graves ataques às decisões e direitos adquiridos no âmbito do sistema educacional. Em seus discursos arrogantes, o ministro desrespeita o povo brasileiro, afronta à legislação educacional, ameaça extinguir direitos e inviabilizar políticas educacionais que hora atendem a demanda educacional nos sistemas dos entes federados da Nação. Essa postura em nada agrada aos profissionais da educação.

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, Ricardo Vélez declarou que "a ideia de universidade para todos não existe", pois ele acredita que nem todo mundo tem disposição ou capacidade para ter acesso ao ensino superior e que “as universidades devem ficar reservadas para uma elite intelectual”.

Outra declaração infeliz dada durante entrevista à revista Veja, é que os jovens brasileiros possuem um grande desvio de conduta e se comportam como uns verdadeiros “canibais” durante viagens ao exterior. “Rouba coisas dos hotéis; rouba o assento salva-vidas do avião; ele acha que sai de casa e pode carregar tudo. Esse é o tipo de coisa que tem de ser revertido na escola", disse o ministro.

Ricardo Velez também manifestou apoio ao programa Escola Sem Partido. Segundo ele, as escolas estão fazendo “ideologização precoce nas crianças” e através do programa, essa prática poderá ser extinta. Declara ainda, que é "um abuso, um atentado ao pátrio poder e uma invasão da militância em um aspecto que não lhe compete”. O Ministro também fez ameaças, caso o programa seja aprovado pela Câmara dos Deputados, declarando que os professores que apresentarem esse tipo de comportamento irão responder à legislação.

O Sintero, como representante dos profissionais da educação do estado de Rondônia, é contra esse tipo de pensamento e defende o acesso à educação de qualidade para todas as classes sociais - sem exceção, e a criação de políticas educacionais eficientes para que todos os brasileiros tenham condições e acesso ao nível superior. Considera as declarações como um ataque à população brasileira, que acolheu de portas abertas ao Ministro de nacionalidade estrangeira. O sindicato enfatiza ainda que comentários dessa natureza possuem apenas a finalidade de ofender um povo trabalhador, que sonha e luta por uma vida melhor.

O Sintero posiciona-se contra o programa Escola Sem Partido, por entender que este impede que se coloquem em prática os princípios constitucionais do livre ensinar e do livre aprender, condições que foram duramente conquistadas pela Constituição de 1988.

Diante do exposto, o Sintero apresenta preocupação e indignação com as declarações incompatíveis com a conduta de um Ministro da Educação, uma vez que esses ataques verbais ferem e ofendem a honra dos brasileiros e prejudicam o trabalho dos profissionais da educação.

• Rosineide
    19 de Fevereiro de 2019

Temos que nos defender contra estes abusos de poder e ir a público defender nossa categoria de tanta opressão deste desgoverno que só ataca a educação tentando denegrir a imagem da classe trabalhadora. Vamos para a rua mostrar nossa indignação contra esse ministro e contra essa reforma da previdência que só privilegia os políticos e tira os nossos direito para que trabalhemos pra eles ate o fim

• Everaldo Lins de Santana
    19 de Fevereiro de 2019

Importante a nota do sintero, é urgente o respeito à educação e ao povo brasileiro, parabéns ao sindicato.