Voltar 25 de Setembro de 2018

Palestras sobre História da Luta dos Movimentos Sociais em Rondônia e sobre Democracia e Vida Social encerram a 7ª Conferência do Sintero

Duas palestras sobre temas de grande relevância para a luta do Sintero e para a a democracia encerraram os trabalhos da 7ª Conferência Estadual dos Trabalhadores em Educação, realizada nos dias 20 e 21/09 em Cacoal. A mesa foi coordenada pela Secretária de Assuntos Jurídicos do Sintero , Judith dos Santos Campos, e pelo Diretor da Regional Estanho, Edson Luiz Fernandes.

A palestra sobre a História da Luta dos Movimentos Sociais em Rondônia foi proferida pelo líder do MTST e da Frente Brasil Popular, Claudinei Lúcio dos Santos. Ele contou um pouco da história do MST desde o seu surgimento, seus objetivos, passando pela mudança de cenário e chegando aos movimentos realizados atualmente. Segundo Claudinei, o MST surgiu da necessidade da organização dos trabalhadores rurais sem terra para combater o latifúndio, em um tempo em que no Brasil predominavam as grandes propriedades, geralmente concentradas nas mãos de poucos proprietários.

“E eram grandes propriedades improdutivas, cuja finalidade principal era a especulação, a concentração de grandes faixas de terras”, destacou.

A mudança de cenário, explicou o palestrante, se deu com o predomínio do agronegócio, gerenciado por grandes empresas e conglomerados empresariais. “Chegamos ao ponto em que não existem mais os latifúndios. Hoje as terras não pertencem mais a um dono. São propriedades de grandes empresas, multinacionais, sociedades anônimas, de modo que não se sabem mais quem são os donos das terras”.

Claudinei Lúcio dos Santos destacou como ponto positivo do MTST a união dos trabalhadores em torno de uma luta. “Vocês têm aqui o Sintero, um sindicato forte, que luta por vocês. Unam-se e apoiem a luta do Sintero. Assim vocês serão muito mais fortes”, finalizou. Após a palestra houve intervenções e debate.

Encerrando a 7ª Conferência a palestra com o tema “Democracia e Vida Social” foi proferida pelo Professor da UNIR e Casulo Global, Francisco Cordeiro Júnior. Ele iniciou sua explanação com uma dinâmica para mostrar que todos são capazes de serem o que quiserem. Falou de discriminação e da importância do respeito às regras de convivência social.

O professor Cordeiro contou passagens de seu aprendizado para demonstrar a essencialidade da confiança entre as pessoas. “Essa confiança se constrói com atitudes de respeito, com retidão nas atividades e principalmente com responsabilidade nos atos. Vejam que ninguém está disposto a confiar em quem não leva a sua profissão a sério, quem não se faz respeitar”, disse estabelecendo, também uma relação entre a postura das pessoas e o combate à corrupção.

Ele encerrou sua palestra sendo bastante aplaudido ao destacar a importância da luta dos trabalhadores em educação e a atuação do Sintero.

Após as palestras a presidente do Sintero, Lionilda Simão, repassou os informes sobre a transposição, agradeceu aos palestrantes, e elogiou a participação dos delegados e delagadas de todas as Regionais. Ela destacou o trabalho dos diretores do Sintero que compuseram a comissão organizadora da Conferência, agradeceu aos funcionários e prestadores de serviços que fizeram o evento acontecer, e agradeceu, principalmente, às delegações das Regionais.

“Esse evento é feito para vocês. Tivemos aqui grandes palestras proferidas por alguns dos melhores palestrantes de Rondônia. Observem que neste evento valorizamos o conhecimento produzido no próprio Estado de Rondônia, sem precisar trazer palestrantes de fora. Isso significa que Rondônia já produz conhecimento sem ficar atrás de nenhum outro estado”, disse.

“E sem a participação, as intervenções e os debates provocados pelos delegados e pelas delegadas não teríamos uma Conferência desse nível. Muito obrigado”, finalizou a presidente do Sintero.

• Salvelina De Andrade schamber
    25 de Setembro de 2018

Parabéns aos palestrantes e à todos que participaram