Pauta de reivindicação dos trabalhadores municipais é discutida Câmara Municipal de Porto Velho

A Direção do Sintero discutiu a pauta de reivindicações dos trabalhadores em educação, nesta segunda-feira (08/04), com o secretário Municipal de Educação,  Márcio Félix, vereadores de Porto Velho, representante do Prefeito, Dr. Devanildo Jesus de Santana e com o representante da Secretaria Municipal de Administração (Semad), Joaquim Neto.

A Presidente do Sintero, Lionilda Simão, apontou as diversas reivindicações que os trabalhadores em educação solicitam à Prefeitura de Porto Velho, desde o início do mandato do Hildon Chaves, e até agora não foram atendidas. " Estamos no terceiro ano da gestão do Prefeito e não conseguimos estabelecer um diálogo. Dessa forma, não há como avançar nas negociações e os trabalhadores em educação são os que mais sofrem com esse descaso", disse.

De acordo com Lionilda Simão, à categoria espera uma resposta, principalmente, em relação ao reajuste do Piso Salarial. "Queremos que o Prefeito cumpra a meta 17 do Plano Nacional de Educação (PNE) e implemente políticas de valorização dos profissionais do magistério, em particular do Piso Salarial", argumentou.

A Direção do Sintero também questionou sobre a situação do transporte escolar aos alunos da zona rural, tanto terrestre quanto fluvial.

O secretário Márcio Félix, informou que está trabalhando para resolver a questão do transporte escolar o quanto antes. "Do total de 143 ônibus, apenas 58 estão trabalhando. Essa diferença se deu em virtude do andamento do processo licitatório emergencial, que só foi finalizado na sexta-feira (05/04). Agora, a nova empresa possuí 15 dias para começar o trabalho. Quanto ao transporte fluvial, nós iremos assinar o contrato com a nova empresa amanhã. A partir daí, eles possuem o mesmo período que o transporte terrestre para começar a operar", falou.

A respeito do Plano Salarial, o secretário Municipal de Educação revelou que está se interando da situação e, logo, marcará uma nova reunião para discutir essa questão.

Na oportunidade, o representante da Semad Joaquim Neto, anunciou que um novo edital será divulgado na próxima semana, para que um novo concursos seja feito, com intuito de substituir o último concurso emergencial para professores. Outros cargos serão ofertados, além de docente.

A Direção do Sintero ficou satisfeita diante dessa notícia, uma vez que, a contratação de novos profissionais propiciará o afastamento aqueles que esperam há anos, por uma forma de ingressar em cursos de pós-graduação e mestrados, mas não conseguem devido a carga horária extensa.

Por fim, o representante do Prefeito Dr. Devanildo Jesus de Santana, comunicou que no dia 11 de abril, divulgará uma data para reunião com o Prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, para tratar sobre a pauta de reivindicações dos trabalhadores em educação que serão atendidas.

"Esperamos que essa reunião seja o mais breve possível. Os trabalhadores esperam por uma resposta há três anos", finalizou Lionilda Simão.

A reunião teve participação da secretária-Geral Dioneida Castoldi e dos diretores da Regional Norte Cleusa Ferreira Mendes, Lodeilson Fernandes da Silva, Neilton do Vale Vidal e Domingos Izel Preste do Espirito Santo. Os vereadores Edwilson Negreiros (Presidente), Ellis Regina, Marcio do Sitetuperon, Aleks Palitot, Jurandir Bengala, Ada Dantas Boabaid e Joelna Holder também participaram da reunião.

• Juscelino Fabricio da Silva
    09 de Abril de 2019

O caminho e este, correr atras, usar os vereadores, tambem devemos ter um banco de dados, especialmente quanto as contas publicas. Parabens