Relembre a vitória do SINTERO sobre a valorização dos e das profissionais municipais em Porto Velho

Reuniões, mobilizações e Judicialização marcaram os esforços do sindicato

Foto: Jheniffer Núbia/SINTERO

O primeiro quadrimestre de 2024 em Porto Velho foi marcado por uma intensa batalha travada pelo SINTERO - Regional Norte em defesa dos direitos das/dos profissionais municipais. Desde reuniões até mobilizações, o sindicato enfrentou desafios em busca de valorização e respeito para técnicos e técnicas da educação.

Desde o início do ano, uma série de reuniões e negociações foi realizada com autoridades municipais, visando discutir questões essenciais como o piso salarial nacional do magistério e a reposição das faltas das/dos técnicos. Compromissos foram reafirmados pelo SINTERO para acompanhar de perto as atualizações legislativas e buscar a implementação de direitos fundamentais para a categoria.

No dia 26 de janeiro, uma reunião com a secretária de educação municipal abordou a necessidade premente de valorização das trabalhadoras e trabalhadores em educação, incluindo o piso salarial e a correção de distorções. Compromissos foram assumidos, mas a insatisfação persistiu devido ao descumprimento de leis municipais.

A mobilização ganhou força em 21 de fevereiro, quando o SINTERO buscou uma reunião não agendada com a Secretaria Municipal de Educação para discutir as pautas de reivindicação. A persistência do sindicato resultou em compromissos concretos, como reuniões regulares para discutir questões como plano de carreira e situação dos instrutores de música.

No entanto, a luta não foi apenas nas salas de reunião. Em 26 de março, uma ocupação foi organizada na Câmara Municipal de Vereadores, com reivindicações claras para o piso nacional do magistério e valorização dos técnicos. A presença maciça de profissionais e o apoio de vereadores evidenciaram a importância da causa.

A culminância dessa luta veio em 3 de abril, durante a 7ª Sessão Extraordinária da Câmara Municipal. A presença da categoria, mobilizada pelo SINTERO, foi decisiva para a votação de um projeto de lei que garantia a valorização das técnicas e técnicos, além do cumprimento do piso nacional do magistério. Uma vitória significativa para as/os profissionais da educação em Porto Velho, conquistada através da persistência e união promovida pelo SINTERO.

Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID