Voltar 25 de Junho de 2018

Retrocesso da reforma do Ensino Médio é discutido em seminários nas Regionais


O retrocesso imposto pela reforma do Ensino Médio e as consequências para a qualidade do ensino já foram temas discutidos em seminários realizados nas Regionais Cone Sul, Apidiá, Café e Mata.

Nesta semana os seminários serão realizados nas Regionais Estanho, Centro I, Centro II, Rio Machado, Mamoré e Norte.

Participam dos debates professores do Ensino Médio, supervisores escolares, orientadores, representantes dos estudantes do Ensino Médio, representantes dos pais e conselhos escolares. As palestras estão sendo proferidas pelo professor Gilmar Soares Ferreira, Secretário de Assuntos Educacionais da CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação.

A reforma do Ensino Médio com o estabelecimento de nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi feita pelo governo federal “a toque de caixa” através de Medida Provisória, mesmo diante da controversa entre professores e especialistas em políticas públicas.

Em uma análise do texto da Medida Provisória nº 746-B, verifica-se que foi aplicada uma espécie de maquiagem em detrimento da qualidade do ensino, talvez para melhorar os índices escolares sem se preocupar com o aprendizado.

A secretária de Assuntos Educacionais, da Diretoria Executiva do Sintero, Francisca Diniz de Melo Martins, informou que para subsidiar os debates foi preparado material de orientações com textos e análises. “Estamos utilizando o texto original da Medida Provisória e as análises feitas em suas minúcias por especialistas, para que a comunidade escolar realmente seja conscientizada do retrocesso patrocinado pelo governo federal no Ensino Médio”, disse.

A presidente do Sintero, Lionilda Simão, destacou a importância da participação dos professores do Ensino Médio, supervisores escolares, orientadores, representantes dos estudantes do Ensino Médio, representantes dos pais e os conselhos escolares. “Estamos cumprindo o nosso papel de levar a informação correta, promover os debates e conscientizar a comunidade escolar, como parte da nossa luta pela melhoria da qualidade do ensino. Essa reforma do ensino médio traz prejuízos à qualidade do ensino e a sociedade precisa reagir”, disse.

 

VEJA A AGENDA DE SEMINÁRIOS

DATA

HORÁRIO

REGIONAL

CIDADE

19/06

08:00

Cone Sul

Vilhena

19/06

14:00

Cone Sul

Colorado do Oeste

20/06

08:00

Apidiá

Pimenta Bueno

20/06

14:00

Café

Cacoal

21/06

08:00

Mata

Rolim de Moura

21/06

14:00

Guaporé

Presidente Médici

25/06

08:00

Estanho

Ariquemes

25/06

14:00

Centro I

Jaru

26/06

08:00

Centro II

Ouro Preto do Oeste

26/06

14:00

Rio Machado

Ji-Paraná

28/06

14:00

Mamoré

Guajará-Mirim

29/06

14:00

Norte

Porto Velho

 

 



Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE