Voltar 15 de Fevereiro de 2018

Reunião ampliada das diretoras do Sintero discute a importância da mulher na política


A importância da participação da mulher na política e nos mais diversos setores da sociedade foi tema de Reunião Ampliada das Diretoras do Sintero, realizada na tarde e noite de sexta-feira, dia 09/02/2018, na sede da Regional Estanho, em Ariquemes.

O evento reuniu as mulheres da Diretoria Executiva, das Diretorias Regionais, suplentes e funcionárias do Sintero.

A cerimônia de abertura, conduzida pela Secretária Geral do Sintero, Dioneida Castoldi, teve na mesa principal a presidente do Sintero, Lionilda Simão; a diretora da Regional Estanho, Metilde Alves Pena; a secretária de Gênero e Etnia da Executiva do Sintero, Rosenilda Ferreira de Souza Silva; e a Secretaria de Cultura e Política Sindical e Saúde do Trabalhador, Maria de Fátima Ferreira Rosilho, que proferiu uma palestra sobre o empoderamento da mulher.

Nos discursos de abertura todas as integrantes da mesa destacaram o papel da mulher na sociedade e a necessidade de se aumentar a representatividade feminina, especialmente nas Câmaras Municipais, nas Assembleias Legislativas e no Congresso Nacional.

A palestrante Maria de Fátima Ferreira Rosilho apresentou um vídeo que conta a história da luta pelos direitos da mulher, destacando a luta pelo voto e pelo direito de se candidatar aos cargos eletivos.

Alguns relatos demonstram que ainda nos dias de hoje a mulher é tratada como cidadã de segunda classe em alguns setores, onde o pensamento machista impera, mesmo por estar guardado no subconsciente das pessoas.

Foram apresentadas estatísticas demonstrando que, embora as mulheres sejam a maioria entre os eleitores, ainda não consegue ocupar o espaço necessário nas esferas do poder.

Também foram apresentadas estatísticas acerca da violência contra a mulher e das discriminações sofridas.

O evento foi concluído com um chamamento para que as mulheres participem mais da luta, e se apresentem como alternativa nas eleições gerais, e com encaminhamentos para a realização de atividades alusivas ao dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

Além das mulheres diretoras do Sintero, participaram da reunião os diretores José Augusto Neto (secretaria de Organização), Germano José Gonçalves de Souza (secretaria de Assuntos Municipais), Sandro Luiz Ascuy de Oliveira (secretaria de Imprensa e Divulgação) e Reinaldo Guimarães Neto (representante municipal na Diretoria da Regional Estanho).



Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE