Reunião de articulação para a Marcha das Margaridas é realizada no Sintero

Em parceria com as entidades dos movimentos sociais e de mulheres, o Sintero realizou pela manhã da sexta-feira (07/06), a reunião de articulação para a Marcha das Margaridas 2019, que acontecerá nos dias 13 e 14 de agosto em Brasília. Mulheres trabalhadoras do campo, da floresta e das águas irão marchar em defesa da democracia e da soberania do povo brasileiro, em favor da igualdade, autonomia e liberdade das mulheres e contra todas as formas de violência.

O encontro, preparatório à Marcha, reuniu representantes do Sintero, Central Única dos Trabalhadores (CUT), União Brasileira de Mulheres (UBM), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Forúm Popular de Mulheres, Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro), Fenale, entre outros.

A presidente do Sintero, Lionilda Simão, esteve presente na reunião e declarou que o sindicato prestará apoio ao movimento. “Assim como nos anos anteriores, o Sintero continuará apoiando a Marcha das Margaridas, movimento este que é considerado como a maior ação de mulheres da América Latina. Nossas representantes estarão a postos em Brasília, para defender os direitos das mulheres”, disse.

Durante a reunião, a secretária de Gênero e Etnia do Sintero e Secretária da Mulher Trabalhadora da CUT, Rosenilda Ferreira de Souza Silva, falou sobre a atual conjuntura brasileira e as dificuldades financeiras que terão que ser enfrentadas, para que o maior número de mulheres de Rondônia possa ir à Marcha. “Montamos um projeto, com intuito de viabilizar recursos para levar o maior número de mulheres possível. Entendemos que a atual situação econômica do país não é favorável. Ainda sim, iremos nos articular para que Rondônia seja muito bem representada na Marcha das Margaridas”, falou.

Rosenilda também comentou sobre a importância das mulheres em se comprometerem e estarem preparadas para os dois dias de lutas e intensas mobilizações em Brasília. Também foram feitas orientações em relação à montagem de kit pessoal para a viagem.