Voltar 18 de Novembro de 2019

Salas temáticas do Congresso do Sintero tratam sobre diversos temas de interesse dos trabalhadores em educação


Na programação da tarde da sexta-feira (15/11), os participantes do XV Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação puderam escolher entre as 10 salas temáticas disponíveis para participar do debate de diversos temas de interesse para a categoria.

Os temas propostos no Congresso do Sintero foram: Inclusão Social na Educação: desafios e Superações; Militarização das Escolas Públicas: soldado ou cidadão; Mediação Tecnológica - Educação a Distância: aprender ou fingir que aprende?; Educação Humanizada: O saber e o fazer de cada um na arte de Educar; Violência na Escola: De quem é a culpa?; Aposentados - Reforma da Previdência: Quem são os verdadeiros vilões?; Funcionário de Escola: Quem somos nós?; Gênero - Quando a desigualdade é ainda mais desigual; Gênero - Quando a desigualdade é ainda mais desigual; Etnia - Por que falar em raça? e Biodiversidade: Conhecer para Preservar.

As salas temáticas foram identificadas através de cores e para conduzir os trabalhos nas salas temáticas foram convidados especialistas nacionais e estaduais, tais como: Isaura Isabel Conte, professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Gilmar Soares Ferreira, representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Marilsa Miranda, professora da UNIR, Mercedes Gurgel, psicóloga e professora, Ana Maria L. Souza, professora da Unir, Selene Barbosa Michielin, secretária de Aposentados e Aposentadas e Assuntos Previdenciários da CNTE, Guelda Andrade, secretária de Políticas Educacionais do Sintep/MT, Isis Tavares Neves, conselheira da CNTE, Ieda Leal de Souza, secretária de Combate ao Racismo da CNTE, William Nogueira Lima, professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Claudinei Lucio S. dos Santos, membro da coordenação do Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e Via Campesina e Francisco Kelvin, militante do Movimento dos Atingidos por Barragens.

Posteriormente, os diretores da Executiva do Sintero, Francisca Diniz (Assuntos Educacionais), Hiata Andresson S. Silva (Cultura, Políticas Sociais e Saúde do Trabalhador) e Elenita Almeida Barbosa (Regional da Mata) deram continuidade a programação do evento. Na ocasião, houve apresentação do projeto “Inclusão pela Arte” das alunas Bianca de Souza Ferreira e Joerika Loraine de Oliveira Bastista da EEEFM. Pioneira, localizada no município de Teixeirópolis e apresentação de uma Tese Política da corrente proletária da educação, escrita por Francisca das Chagas Rodrigues Coelho, Maria das Graças de Araújo e Marcílio Alves Abidias.

Em razão de um acidente, a apresentação de Cordel escrita por Haroldo Felix teve que ser interpretada pela filha do autor, Niedja Felix.

Para finalizar a atividade foram sorteados brindes aos congressistas.



Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE