Voltar 21 de Novembro de 2019

Secretária de Gênero e Etnia do Sintero recebe voto de louvor na ALE/RO


A secretária de Gênero e Etnia do Sintero, Rosenilda Ferreira de Souza Silva (Rosa Negra), recebeu nesta quarta-feira (20/11), o Voto de Louvor na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO) por contribuir com a luta e o avanço da igualdade racional no Estado de Rondônia. A solenidade foi proposta pelo deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT).

A data escolhida para a entrega da homenagem foi 20 de novembro, Dia da Consciência Negra e Dia Nacional de Zumbi, símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil. No total, 30 pessoas receberam o Voto de Louvor.

Durante o seu pronunciamento, a presidente do Sintero Lionilda Simão, parabenizou a iniciativa do deputado Lazinho, por envolver o Sintero e a sociedade em geral em várias discussões na ALE/RO que tratam do avanço da sociedade.

Lionilda também falou das políticas educacionais adotados pelo Governo, como a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, que retira do currículo escolar a obrigatoriedade das disciplinas como história, sociologia e filosofia, que são essenciais para os processos de ensino e aprendizagem da história africana e como consequência geram desinformação e preconceito.

“Eu sou fruto do Movimento Negro e se hoje nós estamos ocupando cargos de liderança é graças a coragem daqueles que lutaram para conseguir esse espaço na sociedade”, disse.   

Rosa Negra também fez um breve discurso criticando a falta de políticas públicas aos negros. “Não existem políticas públicas consolidadas em defesa daqueles que construíram esse país. Os dados apontam que 68% das mulheres que morrem vítimas de violência doméstica e violência obstétrica, são negras. Os camburões sobem as favelas e descem lotados de corpos negros. Mas, eu gostaria de frisar que aqueles que morreram são sementes para nós.  Não adianta tentar nos invisibilizar, pois iremos brotar novamente e vamos continuar resistentes”, finalizou.

Foram agraciados com o Voto de Louvor as personalidades, Rosenilda Ferreira da Silva, Maria da Penha de Souza Menezes, Adaides Batista dos Santos, Amaury Antônio Ribeiro de Arruda, Ana Maria Ramos, Aulenilda Lopes de Oliveira, Cledenice Blackman, Elvys Cayaduro Pessoa, Eunice Luíza Johnson Batista, Everaldo Lins de Santana, Francisco das Chagas Silva, Gislaine Clemente, Jamyle Vanessa Costa Brasil, Jesuá Johnson, João Carlos Fernandes Alves, Jorge Batista dos Santos, José Francisco Pereira da Silva, Mafalda Gomes da Silva, Marcela Fernandes da Silva Bonfim, Marco Antônio Domingos Teixeira, Marinilde Helena da Silva Santos, Normam Johnson Junior, Orlando Francisco de Souza, Oscar Dias Knightz, Paulo Sérgio Dutra, Rosária Helena de Oliveira Lima, , Sandra Regina Nunes dos Santos, Silvestre Antônio Gomes dos Santos, Úrsula Depeiza Maloney e William dos Santos Ramos Coimbra.



Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE