Sindicatos convidam bancada federal para discutir reforma da previdência. Só Mauro Nazif atende ao convite.

Os sindicatos unificados se reuniram na manhã desta segunda-feira (24/06), na sede administrativa do Sintero, para cobrar um posicionamento da bancada federal de Rondônia diante do desmonte da Previdência que a PEC 06/2019 apresenta. Porém, apenas o deputado Mauro Nazif (PSB) compareceu à reunião.

Uma caravana com trabalhadores de todo o Estado chegou a Porto Velho, logo cedo, especialmente para ouvir o posicionamento dos representantes de Rondônia, porém se frustraram com a falta de compromisso dos deputados e senadores. Alguns até justificaram sua ausência argumentando que já havia compromissos para esta data, outros não responderam formalmente o convite enviado com grande antecedência, no dia 4 de junho.

Na ocasião, os representantes de todos os sindicatos e movimentos sociais aproveitaram para discutir os pontos da PEC, que dificultam o acesso dos trabalhadores à aposentadoria e que concedem pagamentos inferiores do que são recebidos atualmente.

De acordo com a presidente do Sintero, Lionilda Simão, há sim uma necessidade de Reforma, porém não da forma que o atual Governo propõe. "As regras propostas pelo presidente Jair Bolsonaro atingem em cheio milhões de brasileiros que dependem diretamente desses benefícios para sua sobrevivência e de sua família", disse.

Lionilda também comentou sobre as atividades que o Sintero tem proposto em todas as suas Regionais do Estado, que incluem Assembleias, Audiências, visitas em escolas, entre outras atividades, para levar informação e prestar esclarecimentos sobre a Reforma da Previdência aos trabalhadores em educação.

Durante o seu pronunciamento, o deputado Mauro Nazif (PSB) afirmou categoricamente que votará contra a PEC 06/2019. “Pra mim é muito claro, essa Reforma apresenta a retirada de direitos dos trabalhadores e por isso sou totalmente contra. Duas medidas que o Governo poderia efetuar para economizar milhões de reais seria taxar sobre juros e taxas os dividendos. Mas, da forma que estão sugerindo, apenas os mais pobres sofrerão”, afirmou.

O deputado também declarou que é contra a sugestão de Emendas, uma vez que ao sugeri-las automaticamente, favorece uma classe e exclui outra.

A presidente do Sintero finalizou o evento dizendo que os sindicatos continuarão a buscar os representantes de Rondônia e a conscientizar a população para que os trabalhadores não sofram com retrocessos.

Participaram da reunião os representantes do SINDSEF, CUT/RO, SINDUR, Via Campesina, Movimento Sem Terra, Movimento Dos Pequenos Agricultores, UNIR e IFRO.

• Clebes Dias Ferreira
    27 de Julho de 2019

Parabéns ao Sintero pela iniciativa de por em pauta a reforma da previdência que tanto afetará negativamente a vida do trabalhador, vimos que a maioria dos nossos parlamentares não tem mostrado interesse em defender quem trabalha a vida inteira, produzindo e contribuindo pelo desenvolvimento do pais!