Sindicatos e movimento estudantil se unem em manifestação contra a proposta de reforma da previdência e contra o desmonte da educação

Os sindicatos unificados e o movimento estudantil atenderam ao chamado da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e de outras centrais sindicais, e marcharam todos juntos contra a proposta do governo de reforma da previdência e contra os recentes ataques à educação.

O protesto aconteceu em Porto Velho e em várias cidades do interior nesta sexta-feira (14/06), durante a Greve Geral da Classe Trabalhadora.

Em Porto Velho, a concentração ocorreu na Praça das Três Caixas D’Água, e posteriormente os manifestantes seguiram em caminhada pelas ruas do centro da cidade até o prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), onde foi finalizada a manifestação.

De acordo com a presidente do Sintero, Lionilda Simao, a proposta de Reforma da Previdência, apresentada pelo atual governo, ameaça os direitos do povo brasileiro, que foram duramente conquistados ao longo de muitos anos. “Mobilizamos todas as categorias, porque acreditamos que essa proposta de Reforma da Previdência ataca, principalmente, os mais pobres. Então, não poderíamos ficar de braços cruzados, uma vez que os nossos direitos estão sendo ameaçados” disse.

Alunos da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) também estiveram presentes protestando contra os ataques que a educação vem sofrendo, como é o caso do congelamento de 30% nas verbas das Instituições Públicas de Ensino e da aprovação da Emenda Constitucional nº95/2016, que limita por 20 anos os gastos da educação e saúde pública.