Voltar 10 de Abril de 2019

Sintero apoia atividade de fechamento da BR 364 no Distrito de Extrema


A direção do Sintero, representada pelos diretores da executiva, Neira Cláudia (secretária de Formação), Sandro Ascuy (secretário de Imprensa e divulgação) e Cleusa Mendes (diretora titular da Regional Norte) esteve no Distrito de Extrema, localizado cerca de 300 quilômetros da capital Porto Velho, dando apoio ao ato de fechamento da BR-364.

O ato intitulado “Movimento alunos na escola” foi encabeçado por pais de alunos e servidores da Educação que reivindicam o início do ano letivo naquela comunidade, uma vez que as aulas não começaram devido à falta de transporte escolar e às péssimas condições de trafegabilidade nas estradas vicinais da região. A população em geral também deu apoio ao movimento ajudando a fechar a BR com toras de madeira e construindo barracas no meio da estrada.

Os manifestantes cobram do prefeito Hildon Chaves solução imediata do problema da falta do transporte escolar para o início do ano letivo. Segundo eles, a situação se arrasta desde outubro do ano passado, tendo prejudicado o fim do ano letivo nas escolas. Esse ano, nenhuma providência por parte da prefeitura e secretaria de educação foi tomada para que iniciasse o ano letivo. Muitos alunos, principalmente da área rural do distrito estão sem aulas e os professores e demais profissionais da educação estão apenas cumprindo horário nas escolas. Eles temem que o ano letivo mais uma vez fique prejudicado, até porque escolas que estão funcionando normalmente já estão concluindo o primeiro bimestre.

O secretário de educação do município, Márcio Félix, acompanhado de uma comitiva de vereadores, esteve no local e apresentou a proposta que na segunda-feira (15/04), onze ônibus estarão chegando ao distrito. Alegou que durante essa semana os ônibus passarão por vistorias no Detran para expedição dos documentos legais para que possam trafegar sem restrições.

Os professores argumentam que é muito tempo até a chegada dos ônibus e informaram ao secretário que o Estado tem uma frota de 20 ônibus parada no pátio da Seduc e que poderia estar sendo utilizada. Pediram que ele negocie com o secretário estadual de educação a liberação desses ônibus para uso na localidade, enquanto se resolvem os trâmites de vistoria dos demais. O secretário respondeu que entrará em contato com o Estado e ver a possibilidade da solicitação.

A população cobrou celeridade ao secretário e decidiu em assembleia pela continuidade do fechamento da BR-364 até a chegada dos ônibus.“Estamos cansados de tanta promessa e muita falácia. Já fomos enganados outras vezes. Não vamos arredar o pé enquanto esses ônibus não estiverem aqui.” Disse Antônio Bispo, pai de aluno.

De duas em duas horas, carros e motos são liberados para seguir viagem. Não há restrições para passagem de ambulâncias e carros com emergência de pessoas com saúde fragilizada.

O Sintero segue dando apoio aos profissionais de educação daquela região, que inclui ainda os distritos de Vista Alegre do Abunã e Nova Califórnia. Discute-se também com o secretário de Educação, a viabilização do transporte escolar para a região e demais reivindicações que venham a atender aos alunos, professores e pais.

 


Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE