Voltar 26 de Fevereiro de 2018

Sintero cobra da Seduc soluções para problemas criados pelo Projeto Gênesis

A Direção do Sintero tem cobrado sistematicamente da Seduc a apresentação de soluções para os problemas criados pela utilização do Projeto Gênesis na relotação de trabalhadores em educação.

Na quarta-feira, dia 21/02, a presidente do Sintero, Lionilda Simão, e vários diretores do sindicato (Antônio Alves Ferreira - secretário de Funcionários de Escolas, Maria de Fátima Rosilho- secretária de Cultura Política Social e Saúde do Trabalhador, Neira Cláudia Figueira - secretária de Formação Sindical, e Francisca Diniz - secretária de Assuntos Educacionais), se reuniram com a servidora Mirlen, responsável pelo setor de lotação, para tratar do assunto.

Ela relatou aos diretores do Sintero as seguintes situações.

■ A Seduc está obedecendo a um cronograma de atendimento de lotação por área de atuação do servidor. Tão logo conclua essa parte, serão realizados os ajustes de casos de servidores excedentes;

■Os servidores excedentes irão assinar seu ponto normalmente, sem prejuízo de seus vencimentos. Inclusive os professores receberão sua gratificação de atividade docente;

■Aqueles que têm contrato municipal e que estão à disposição do Estado podem requerer sua volta ao local de origem, o município;

■Os professores pedagogos estão sendo lotados em sala de aula e na Capital, Porto Velho, não há excedentes. Caso venha a acontecer, a Seduc verificará a possibilidade de concessão de licença-prêmio para os que tiverem interesse, a fim de dar tempo para uma melhor organização em relação aos projetos de lotação em aulas de reforço e/ou tutoria para quando voltarem de suas respectivas licenças.

■Em caso de excesso de profissionais da mesma área, será dada a opção de tirar licença-prêmio àquele que tem período vencido. Os que não possuem licença vencida serão lotados, após ajustes, de forma que não venham sofrer nenhum tipo de prejuízo.

■Todos serão relotados por sua área de atuação e não por seu local de origem.

■Nenhum professor será lotado ou relotado em três ou mais escolas, a não ser para ajuste de compatibilidade de horário, caso tenha outro vínculo, ou por sua vontade própria.

O Sintero orienta aos que não aceitarem a relotação em qualquer uma das circunstâncias apresentadas pela Seduc e que se sentirem prejudicados, para não assinem nenhum documento e procurem o sindicato para intermediação junto à Seduc.

O Sintero está acompanhando toda a agenda de relotação da Seduc do Projeto Gênesis, tanto na Capital quanto no interior do Estado, e não permitirá nenhuma arbitrariedade que venha prejudicar o servidor quanto ao seu direito de lotação.

• Wilson Lopes da Costa Melo
    09 de Março de 2018

Observando, numa visão crítica intuitiva, este projeto Genis, nos gera uma desconfiança, nada mais é do que uma intenção maldosa de um governo, semelhante o final do governo Raupp, onde terminou nas mãos do Bianco, demitindo 2 mil servidores...

• Sarah Alves
    02 de Março de 2018

Então vamos corrigir as "cagadas" da SEDUC. Lugar de professor e no cargo que ele prestou o concurso e não onde ele ou a SEDUC achou (achar) melhor.

• Elizeu
    26 de Fevereiro de 2018

Se o patrão não tiver moral para botar regras na empresa, a coisa descamba .

• Neil armstrong
    26 de Fevereiro de 2018

Boa tarde. Gostaria de saber se um professor pedagogo pode pedir redução de carga horária? De 40 horas para 30 horas semanais? Fico aguardando resposta. Obrigado