Voltar 25 de Fevereiro de 2019

Sintero completa 30 anos de existência

Fundado em 25 e 26 de fevereiro de 1989, o Sintero - Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia completa, neste mês, 30 anos de existência. A entidade surgiu através da mobilização de 300 professores de todo o Estado, durante uma reunião no Salão Paroquial da Igreja Matriz em Ouro Preto do Oeste.

Na oportunidade, a maioria decidiu fundar um único sindicato estadual que representasse todos os profissionais da educação, de todos os municípios.

Três décadas se passaram, e o Sintero tem orgulho em apresentar uma história cheia de lutas e importantes conquistas aos trabalhadores em educação como, o horário de planejamento, o fim dos atrasos no pagamento do salário, sucessivas reposições salariais, gratificações, a reintegração dos servidores demitidos, a transposição, entre outras conquistas.

A atual presidente do Sintero, Lionilda Simão, atribui todas essas vitórias aos filiados e filiadas que acreditam na força coletiva e na mobilização do sindicato.

“Não podemos deixar de agradecer a todos os nossos companheiros que colaboraram para fazer do sindicato uma instituição consolidada, atuante, forte e respeitada. Essa confiança nos dá sustentação e garante a força para que possamos enfrentar as novas lutas que surgem diariamente”, disse Lionilda Simão.

A Diretoria do Sintero aproveita esse momento de comemoração para rever os erros e acertos da trajetória do sindicato, com uma forma de usar o aprendizado para o futuro. Também é feita uma reflexão acerca da importância dessa entidade nos dias de hoje.

“Mais do que nunca, precisamos fazer uma reflexão sobre a importância da entidade sindical em nossas vidas. Estamos observando um ataque frontal às conquistas dos trabalhadores com as reformas trabalhista e previdenciária. Por isso, ressaltamos que precisamos fortalecer o sindicato, pois ele é um forte instrumento de organização política que luta pelos direitos da coletividade”, finalizou a Presidente do Sintero.

Diante disso, o Sintero reitera que continuará lutando em favor dos trabalhadores em educação de Rondônia e anuncia que está preparado para enfrentar novos desafios.

• João Barbosa Ferreira
    25 de Fevereiro de 2019

Estive lá, fiz parte da primeira equipe. Foram tempos de afirmação dos funcionários públicos de Rondônia. A luta continua, e é diária.