Sintero defende distribuição da merenda escolar às famílias dos alunos

Preocupado com a situação dos alunos que têm a merenda escolar como principais refeições do dia, o Sintero defende a distribuição dos alimentos às famílias dos estudantes. A medida, durante o período da pandemia é autorizada pela Lei Federal nº 13.987/2020.

O Sintero encaminhou ofícios ao Governo de Rondônia, Conselho Estadual de Educação e à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) cobrando que a ação seja colocada em prática o mais rápido possível no estado.

O sindicato obteve reposta apenas da Undime, que afirmou que muitos municípios já estão realizando a distribuição de merenda em parceria com as Secretarias de Ação Social. Também informou que alguns municípios estão utilizando recursos próprios, já que o recurso do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) não será reposto após a pandemia. Em outros casos, os municípios estão distribuindo os produtos que possuem prazo de validade para serem consumidos.

“O Sintero tem como principal função a defesa dos direitos e dos interesses dos trabalhadores em educação, mas também se preocupa com as questões sociais, principalmente do momento de excepcionalidade em que estamos vivendo”, disse a presidente do sindicato, Lionilda Simão.