Voltar 04 de Dezembro de 2019

Sintero discute com Iperon retroativo do Piso dos Aposentados

O Sintero, representado pelo secretário de Aposentados e Assuntos Previdenciários, Nereu Jose Klosinski, esteve em reunião com a Diretora de Previdência Universa Lagos, para tratar sobre o pagamento do retroativo do Piso dos Aposentados.

O Iperon justificou o atraso da implantação do retroativo dos professores enquadrados na Lei 680/12 devido a não existência orçamentária para 2019.

Em relação aos professores que foram para o quadro federal (transpostos) e que retornaram para o Estado, foi argumentado que a dificuldade é em função da grande demanda que o Iperon tem, em contrapartida o número de pessoal é reduzido e, neste caso há necessidade de fazer os cálculos de forma individual.

Diante disso, ficou acertado que o Iperon pagará com abertura do orçamento de 2020, que deve acontecer na folha de janeiro, o retroativo dos professores aposentados que receberam os 4,17% no contracheque desde outubro e que está pendente apenas o retroativo.

Para os professores que foram transpostos e voltaram ao Estado, o Iperon iniciará os cálculos em janeiro. Porém, começará o pagamento a partir de fevereiro de 2020, sendo que neste cálculo estarão incluídos o retroativo de 2019, bem como as pendências que ficaram de junho a outubro de 2018.

• Gilva Pedreira dos Santos
    09 de Dezembro de 2019

Por que o estado não paga a recisão de quem já aposentou, o precatório, licença prêmio,.. Por que o salário da educação de Rondônia é tão baixo, sendo que uma grande quantidade de funcionários passaram para o quadro federa. Onde está o dinheiro que sobra?

• Luzia da Conceição Alves
    09 de Dezembro de 2019

Boa tarde ! Por gentileza, como faço para ampliar as listas do enquadramento ? Estou aguardando ser transposta, e toda vez que publicam notícias do enquadramento, fica impossível enxergar os nomes publicados nas portarias !

• Luzia Martins Aragon
    04 de Dezembro de 2019

DESCULPE A MINHA PERGUNTA NAO TEM.NADA A VER COM A MATÉRIA. GOSTARIA DE SABER COMO ESTA A SITUAÇÃO DO IR DA ISONOMIA DOS ADMINISTRATIVOS. ESTAMOS TENDO INFORMAÇÕES APENAS DE POLITICOS O ANO ESTA ACABANDO.VAMOS SEREM PTEJUDICADOS IGUAL AOS PROFESSORES BB CULPA RECEITA. RECEITA CULPA SINTERO. E NOS BENEFICIARIOS ESTAMOS NA ESCURIDAO POR GENTILEZA PEÇA AO ADV DO PROCESSO QUE PELO MENOS DE UMA SAT

05 de Dezembro de 2019

Procure a sede administrativa do Sintero ou qualquer Regional para obter informações mais detalhadas

• Luzia
    04 de Dezembro de 2019

Quem tem direito ao pagamento do retroativo do piso dos aposentados?

05 de Dezembro de 2019

Os professores.