Sintero discute sobre ocupação de mulheres negras em espaços de poder durante mesa redonda no MPF/RO

A secretária de Gênero e Etnia do Sintero, Rosenilda Ferreira de Souza Silva (Rosa Negra) participou nesta quinta-feira (12/03) de uma roda de conversa sobre a Interseccionalidade, Educação e Justiça nos Espaços de Poder. A atividade foi coordenada pelo Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO), Grupo de Pesquisa Ativista Audre Lorde, Universidade Federal de Rondônia (Unir), Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rondônia (OAB/RO), Grupo de Juristas Negras Abayomi (PE) e Defensoria Pública Estadual.

Além da secretária de Gênero e Etnia do Sintero, também participaram como palestrantes do evento, a procuradora federal Chiara Ramos, a professora e líder do Grupo de Pesquisa Ativista Audre Lorde, Rosangela Hilário, a procuradora-chefe do MPT, Camilla Holanda, a advogada Viviane Sodré e a procuradora da República, Gisele Bleggi.

Durante o seu pronunciamento, Rosenilda Ferreira de Souza Silva falou sobre o mercado de trabalho e de como a maioria das mulheres negras ocupam posições de menor prestígio e valorização em relação aos homens brancos. A secretária de Gênero e Etnia do Sintero também argumentou que faltam oportunidades e criação de políticas públicas eficientes para as mulheres negras.

Rosa Negra destacou ainda os grandes índices de violência e de desemprego que atingem, principalmente, a população negra. “Querem nos silenciar a todo momento. Entretanto, continuaremos lutando e sendo resistentes. Precisamos conquistar novos espaços e isso será possível com a força e união de todas nós”, disse.