Voltar 06 de Agosto de 2020

Sintero é contrário ao retorno das aulas presenciais em Porto Velho durante a pandemia


O Sintero está participando de um Comitê criado pela Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho (Semed) que elabora o planejamento estratégico para retorno de aulas presenciais após o controle da pandemia no município. Não há data para volta das atividades presenciais até o momento, mas, o documento apresenta protocolos de segurança para que, no momento apropriado, o retorno aconteça de forma mais segura possível, tendo quatro etapas em seu cronograma.

Destaca-se que o posicionamento do sindicato continua o mesmo, defendendo a volta das aulas presencias somente quando o município apresentar diminuição e controle do número de infecções e óbitos pelo coronavírus, tendo foco nos protocolos de segurança que incluem distribuição de EPIs aos estudantes e aos profissionais em Educação, além de garantir o distanciamento social.

As quatro etapas anunciadas pela Semed acontecerão da seguinte forma:

Primeira fase: desinfecção das escolas com adoção de medidas sanitárias e mapeamento do número de profissionais da Educação e de alunos que fazem parte da comunidade escolar.

Segunda fase: início das aulas presenciais por meio de revezamento, sendo que cada estudante deverá comparecer à escola pelo menos uma vez por semana. As instituições de ensino terão capacidade total de 50% e deverão preservar o distanciamento mínimo de um metro e meio entre as carteiras.

Terceira fase: Nesta etapa, cerca de 50% a 70% dos alunos poderão voltar à escola. Entretanto, a meta será cumprida caso haja grandes medidas de flexibilização nas regras de distanciamento social do município.

Quarta fase: englobamento de 100% dos alunos, quando houver a possibilidade de cada um deles participarem de pelo menos dois dias de aulas presenciais. Destaca-se que essa fase poderá ser colocada em prática apenas quando o município apresentar no seu plano de flexibilidade o retorno das demais atividades e atendimento de 100% da população.

O plano estratégico para retorno das aulas em Porto Velho está diretamente ligado à certificação dos órgãos e especialistas de saúde. Sendo assim, o retorno gradativo acontecerá após o declínio da curva de infecção e óbitos da covid-19, respeitando o distanciamento social.

O Sintero ressalta que está acompanhando o processo, para garantir que nenhum estudante e profissional da Educação tenha sua vida em risco devido a ações precipitadas. Também reitera que não há data para esse retorno, pois o planejamento ainda está em fase de construção. Assim que for finalizado, o documento passará por uma minuciosa análise e, se for o caso, o Sintero irá intervir para garantir que as propostas resguardem a saúde e bem-estar da categoria.

.


Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE