Voltar 09 de Outubro de 2019

Sintero e CPPD buscam solução para enquadramento no EBTT


O Sintero juntamente com as Comissões Permanentes de Pessoal Docente (CPPD) dos Estados de Rondônia, Roraima e Amapá, participou nesta terça-feira (08/10), em Brasília, de uma reunião com o Subsecretário de Assuntos Administrativos do Ministério da Educação (MEC), José Eduardo Couto Ribeiro, com o intuito de cobrar um novo prazo para os professores transpostos contemplados com o Decreto nº 9.823/ 2019,  que possuem o interesse em ser enquadrados na carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). Também participou da reunião, o deputado Mauro Nazif (PSB).

Destaca-se que o enquadramento do EBTT foi oportunizado através da Medida Provisória n° 817, de 4 de janeiro de 2018, convertida na Lei 13.681, de 18 junho de 2018. Após a publicação da MP, os professores do ex-Territórios e transpostos tiveram 180 dias (cento e oitenta dias) para assinar o Termo de Opção e entregar os documentos necessários. Porém, após a regulamentação da Lei 13.681, por Jair Bolsonaro, novos servidores passaram ao quadro da União e ainda não tiveram a oportunidade de fazer a solicitação, apesar do interesse.

A proposta feita pelo Sintero e a CPPD é de que o prazo de 180 dias (cento e oitenta dias) comece a contar, automaticamente, após o enquadramento do servidor no EBTT, dispensando que o pedido para abertura do prazo seja feito anualmente.

O principal interesse dos servidores no enquadramento é a possibilidade de requerimento do Regime de Dedicação Exclusiva, que pode ser pleiteado após o primeiro contracheque enquadrado no EBTT, desde que o profissional possua carga horária de 40h semanais e que esteja na ativa. Estes critérios acabam gerando o descontentamento dos professores, já que a maioria possui idade e tempo de serviço para se aposentar, mas precisam aguardar todo o trâmite para que essa gratificação possa ser levada para a aposentadoria.

Após ouvir as reivindicações, o Subsecretário José Eduardo disse que o MEC não tem interesse em dificultar o processo, mas que a situação depende de um posicionamento do Ministério da Economia e da Conjur (Consultoria Jurídica da AGU). Mediante isso, ficou acordado que acontecerá uma reunião, com prazo máximo até novembro, com todas as partes interessadas, no qual o Sintero terá representantes, para buscar uma solução satisfatória para essa situação.

O Sintero elogia o interesse e comprometimento do deputado Mauro Nazif (PSB), que ajudou a mediar a reunião com o Subsecretário do MEC.


3 Comentários

  • Elen Cley Borges
    13 de Novembro de 2019

    Sou professora e dei entrada na EBTT depois do período exigido. Meu processo provavelmente bem indeferido. Terei uma nova oportunidade de ser enquadrada na EBTT?

    Sintero
    Resposta do Sintero
    04 de Dezembro de 2019

    O Sintero luta pela reabertura do prazo.

  • MARLUCI CARDOSO SILVA
    11 de Outubro de 2019

    gostaria de saber sobre esse pessoal transposto ate 1988. ate que data e mês pode ser transposto. sou de 22/06/1988 fiz concurso pro mesmo cargo, ou seja agente administrativo fiquei no cadastro 1990. entro neste quadro da transposição?

    Sintero
    Resposta do Sintero
    18 de Outubro de 2019

    Dirija-se a sede administrativa do Sintero ou em qualquer Regional para obter informações detalhadas.

  • NANCI AMABILI LUCIO
    11 de Outubro de 2019

    E A QUESTÃO DE QUEM JÁ FEZ A OPÇÃO E ESTA AGUARDANDO O PROCESSO PARADO ????

    Sintero
    Resposta do Sintero
    18 de Outubro de 2019

    Os servidores que ainda não tiveram seu nome publicado no Diário Oficial da União deve aguardar.

Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE