Voltar 06 de Fevereiro de 2019

Sintero entra com ação para garantir a gratificação de docência aos professores readaptados

Sintero entra com ação coletiva visando garantir o pagamento da gratificação de docência (gratificação de sala de aula) aos professores readaptados, que estão sem receber a gratificação de R$620,00.

Essa gratificação é uma conquista dos professores através da luta do Sintero, e está prevista no artigo 77, inciso II, alínea “a”, da Lei Complementar nº 680/2012, no valor de R$ 620,00 para professores de 40 horas e para professores de 20/25 horas das séries iniciais até o 5º ano, R$ 310,00 para professores de 20 horas do 6º ao 9º ano e ensino médio, e R$ 387,50 para professores de 25 horas do 6º ao 9º ano e ensino médio.

O Sintero havia ajuizado uma ação coletiva nesse sentido ainda em 2013, abrangendo, também, os demais professores lotados em bibliotecas, salas de vídeo e em outros setores da escola. No entanto, o Poder Judiciário entendeu que a continuidade do pagamento da gratificação não é devida a todos, mas que essa gratificação pode ser reclamada como motivo de se evitar a redução de salário dos professores que estavam lotados em sala de aula e por motivo de doença foram readaptados e lotados em outros setores.

Por isso, outra ação coletiva foi ajuiza com o objetivo de garatir a gratificação de docência aos trabalhadores que estão sem receber o valor de R$620,00.

O Sintero orienta a esses professores readaptados, que em algum momento já receberam o valor, e que agora estão sem receber a gratificação de docência, para que procurem o sindicato na Sede Administrativa em Porto Velho ou em qualquer Regional no interior para receber as orientações acerca das ações.

A presidente do Sintero, Lionilda Simão, informou que a assessoria jurídica trabalha com afinco para garantir esse e outros direitos dos filiados. “O Sintero está há 30 anos representando e defendendo os direitos dos filiados, professores e técnicos educacionais. Devido à seriedade e a responsabilidade com que atua, o Sintero tem a confiança dos trabalhadores em educação para representá-los nas ações judiciais, e esta, certamente será mais uma conquista da categoria através do sindicato”, disse.

• Maria lucileide dos santos
    12 de Fevereiro de 2019

Meu no é Maria lucileide dos Santos, processo 300015887, fui contratada em março de 86, fiz concurso em 89. Não vejo meu nome em lugar nenhum!!! Já estou pensando em ir em Rondônia e entra com uma ação na justiça, pois já pedi uma resposta ao sintero e não me responderam nada, tento ligar para o advogado mas nunca consigo falar com ele. Gostaria que me respondesse algo da transposição. grata.

25 de Março de 2019

Entre em contato com nosso setor jurídico. Fone: (69) 3217-3350

• Luzia da Conceição Alves
    07 de Fevereiro de 2019

Ôpa, estou dentro. Tenho direito a receber os retroativos !

• Edna Matos
    07 de Fevereiro de 2019

Graças à Deus! Há tempo questiono isso junto ao sindicato. Ano passado questionei o governador, em uma Live pelo Facebook, ele explicou as dificuldades, em se tratando das leis. Feliz!

• ILDA Alves da Silva
    06 de Fevereiro de 2019

Senhora presidente me aposentei e ainda ñ recebi meus direitos trabalhistas inclusive 2 licenças prêmios por favor veja isso pra mim.Muito grata!

25 de Março de 2019

Entre em contato com nosso setor jurídico para retirar suas dúvidas. Fone: (69) 3217-3350