SINTERO mobiliza escolas na Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública da CNTE

Em todo país, entidades sindicais estão envolvidas para desenvolver atividades e debates em busca de aumentar a conscientização do novo PNE.

Foto: Jacson Pessoa/SINTERO

A 25º Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) acontece entre os dias 22 e 26 de abril em todo Brasil. Em Rondônia, o SINTERO também cumpre agenda de atividades. O tema deste ano é: “O Plano Nacional de Educação (PNE) como política de Estado e as urgências da educação brasileira”.

A programação feita pelo SINTERO, por meio das Secretaria de Assuntos Educacionais, Secretaria de Política Sindical e Secretaria de Formação, consiste em convidar educadores(as) para uma roda de conversa, onde serão desenvolvidas atividades e debates em busca de fomentar a conscientização do novo PNE.
Até a próxima sexta-feira (26), o objetivo é trabalhar os eixos e temas presentes no documento final da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024, por meio de atividades e debates junto com a comunidade escolar.
"Esse é mais um ano de luta e decisivo para a educação no Brasil. Entrará na pauta do Congresso Nacional o novo Plano Nacional de Educação, com vigência programada entre 2024 e 2034. É muito importante o entendimento sobre o PNE e o SINTERO tem feito o dever de casa ao levar esse tema para as rodas de conversas que acontecem essa semana. Queremos levar esse entendimento as/aos profissionais em educação e sociedade em geral, justamente, para trazer o destaque que a Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública deve ter", disse Dioneida Castoldi, Presidenta do SINTERO.
Através das iniciativas em curso durante esta semana em todo o território nacional, a CNTE se junta às diferentes entidades e organizações da sociedade civil, presentes no Fórum Nacional de Educação e em outras instâncias, na defesa da escola pública, gratuita, democrática, secular, desmilitarizada e com qualidade socialmente reconhecida, em consonância com as diretrizes estabelecidas na 4ª Conferência Nacional de Educação.
Por meio das ações, que são realizadas nesta semana em todo o país, a CNTE se soma às demais entidades e organizações da sociedade civil representadas no Fórum Nacional de Educação e em outras instâncias que lutam em defesa da escola pública, gratuita, democrática, laica, desmilitarizada e de qualidade socialmente referenciada para fazer valer as deliberações da 4ª Conae.

Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação-SID