Voltar 20 de Março de 2020

Sintero não concorda com medida do governo Bolsonaro que permite redução de salários


Por conta da crise do coronavírus (Covid-19), a equipe econômica de Jair Bolsonaro anunciou na quarta-feira (18/03), que enviará para aprovação do Congresso Nacional uma proposta em forma de Medida Provisória (MP), que permite que as empresas façam redução dos salários de seus funcionários. De acordo com o governo, o objetivo da ação é amenizar a crise financeira no país, gerada pelo Covid-19.

A MP também prevê que as empresas antecipem férias individuais, decretem férias coletivas, usem o banco de horas para dispensar trabalhadores do serviço e antecipem feriados não religiosos.

Para o Sintero, as medidas causam preocupação, pois prejudicam principalmente a classe trabalhadora do país, ou seja, justamente a classe mais vulnerável e que não possui condição financeira para se manter diante dessa situação.  

Neste momento, em que o medo e incertezas invadiram os lares dos brasileiros, o Sintero considera que as soluções apontadas pelo governo não são as melhores. Entretanto, ressalta que se houver a real necessidade para o corte de salários, que sejam priorizados, os cargos de maior poder tanto na Esfera Executiva quanto na Legislativa e Judiciária, visto que estes possuem salários exorbitantes e muitos privilégios. O governo também pode optar por envolver as grandes empresas e devedores nesta questão.  

O Sintero ressalta novamente que não aprova que a classe trabalhadora sofra ainda mais com o cenário. Por isso, este é um momento para que os representantes do povo, não deixem passar o pacote de medidas que ferem a dignidade humana e representam um total retrocesso e precarização do mercado de trabalho.  

 


Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE