Voltar 25 de Abril de 2018

Sintero orienta professores a não aceitarem aumento da carga horária na Progressão Parcial sem pagamento de hora extra


O Sintero está orientando os professores estaduais a não aceitarem o aumento da carga horária para atender à Progressão Parcial e à Retenção Parcial sem que seja definido o pagamento de horas extras.

Essas modalidades foram estabelecidas pela Portaria nº 940/2018/SEDUC-NNTE, de 06 de março de 2018, para evitar a reprovação de estudantes que não alcançarem nota em todas as disciplinas.

Pela Progressão Parcial o estudante poderá cursar o ano escolar subsequente mesmo não tendo sido aprovado no ano escolar anterior, podendo refazer somente as matérias em que foi reprovado.

Já a Retenção parcial permite ao estudante retido no 3º ano do ensino médio regular ou EJA, cursar no ano letivo posterior apenas as matérias em que foi reprovado.

O problema identificado pelo Sintero, além da queda na qualidade do ensino, é o encaixe dessas disciplinas no ano letivo seguinte e na carga horária dos professores.

Para a Direção do Sintero a Portaria nº 940 contraria a Lei Complementar 887/2016 que altera o dispositivo do artigo 66 da Lei 680/2012 (Plano de Carreira de Cargos e Remuneração dos Profissionais da Educação Básica) onde diz que a jornada de 40 horas semanais do Professor Classe “B” e “C”,  do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental  e do Ensino Médio em função docente, inclui 26 horas de atividade docente,  equivalente a 32 aulas, abrangendo o intervalo dirigido, sendo 5 horas de planejamento na escola e 9 horas destinadas à formação continuada e/ou atividades independentes.

Em diversas reuniões com a Seduc para tratar do tema, o Sintero questionou como o professor poderá trabalhar essa progressão parcial, se já tem uma carga horária completa; qual o tempo disponível do professor para preparar aulas, elaborar avaliações, exercícios corrigi-los e preparar diários relacionados à Progressão Parcial se já tem toda uma jornada semanal com sua carga horária.

De acordo com relatos de professores de várias regiões do Estado a tentativa de implantar esse sistema até agora vem adotando “jeitinhos” como o atendimento de alunos na porta da sala de aula, professor que deixa a turma em atividade para atender aluno repetente individualmente e até professor trabalhando horas extras sem remuneração para dar conta da nova atividade.

A mais recente reunião sobre o assunto ocorreu no dia 11 de abril, entre a presidente do Sintero, Lionilda Simão, a Secretária Geral, Dioneida Castoldi e a Secretária de Assuntos Educacionais, Francisca Diniz, com a então Diretora de Educação da Seduc, Angélica Ayres.

Na oportunidade o Sintero propôs, como solução, o pagamento de horas extras para os professores que se dispuserem a atender à Progressão Parcial e à Retenção Parcial.

A Seduc ficou de elaborar um documento sobre a proposta, mas até agora o Sintero não recebeu nenhuma resposta oficial.

Todo esse problema foi relatado através de ofícios ao Ministério Público Estadual e ao Conselho Estadual de Educação.

A presidente do Sintero, Lionilda Simão, disse que o professor não pode ser sacrificado para atender aos programas da Seduc. Não se discute se a Seduc pretende melhorar os índices de aprovação de alunos sem melhorar a qualidade do ensino. “A legislação brasileira veda o trabalho sem remuneração, e essa Portaria 940 afronta a Lei Complementar 680 e as demais leis que regem a educação no país. Não se pode exigir do professor o aumento da carga horária sem remuneração. Logo a nossa classe, que é tão desvalorizada pelos governos e que possui salários defasados. Por isso orientamos aos professores para que não tenham medo de recusar o excesso de trabalho fora da sua carga horária”, disse a presidente do Sintero.


12 Comentários

  • Elizangela F. de Lima
    16 de Junho de 2018

    Quanto ao fato das progressões, o governo que contrate professores somente para isso!

  • Elizangela F. de Lima
    16 de Junho de 2018

    Nós, professores que temos que mudar essa realidade! despejam trabalhos e responsabilidades em nós e nós aceitamos! sabe o que é isso? falta de união, o "Sistema" já trabalha no intuito de nos dividirmos, sempre! e sendo assim, uma só andorinha não faz verão! AMAC é carga horária extra somado às 40 hs. a carga horária fica sendo dívida do aluno e não do professor!

  • ADAUTO A DOS PRAZERES
    02 de Maio de 2018

    Essa progressão foi inventada por FÁTIMA GAVIOLE ,como castigo para o professor que "reprovar" aluno e p pela nota do ideb que foi uma vergonha na gestão dela.

  • ADAUTO A DOS PRAZERES
    02 de Maio de 2018

    Sou professor de ensino eja e tinha a carga horária completada no ensino modular. Ocorre que com a tal 'Genesis", foi tirado a gratificação de 620 e ainda ocorre o desconto de 245, 42 referente aos anos que tinha recebido. Gostaria de saber o que o SINTERO vai fazer quanto a isso, porque na SEDUC E CRE não é resolvido nada. Isso está ocorrendo com muitos professores. Alegam que o modular não c.

    Sintero
    Resposta do Sintero
    14 de Maio de 2018

    Nenhuma gratificação pode ser retirada até que finde a organização da lotação. Se você é filiado compareça ao Sintero urgente para verificar a situação

  • amelia aleixo
    26 de Abril de 2018

    eu entendo que essa progressão ou retenção deverá ser trabalhada como acontece nas turmas da faculdade cada estudante procura pagar as suas matérias, gastando um tempinho a mais ou seja frequentando duas turmas por dia só isso.

  • Maristela
    25 de Abril de 2018

    E como deveria ficar o AMAC?

    Sintero
    Resposta do Sintero
    26 de Abril de 2018

    A carga horária é lei e vale para todos.

  • Eroni
    25 de Abril de 2018

    Gostaria de saber sobre o AMAC, para completar a carga horária do aluno noturno, é a mesma situação citada acima, temos que preparar trabalho, corrigir, tudo fora da nossa carga horária, isso também é abusivo, não concordo, mas temos que fazer. O que vocês do Sintero tem a nos dizer, sobre essa situação?

    Sintero
    Resposta do Sintero
    26 de Abril de 2018

    A carga horária é lei e vale para todos. O Sintero orienta a não aceitar aumento da carga horária.

  • anysmeire
    25 de Abril de 2018

    SINTERO, por favor faça alguma coisa mesmo, a progressão não pode continuar. Nos os coordenadores das escolas, estamos sobrecarregados com esse trabalho. Acabou sobrando tudo para nos fazermos, pois o professor, não quer fazer, e ele está certo. contamos com vocês!!!!

    Sintero
    Resposta do Sintero
    26 de Abril de 2018

    O Sintero não pode impedir a progressão parcial. Mas os trabalhadores precisam atender à orientação de não aceitar aumento da carga horária.

  • anysmeire
    25 de Abril de 2018

    sinceramente acho essa progressão, uma verdadeira palhaçada, trabalho na educação,mas não concordo com a progressão da forma que esta sendo implantada. Poderiam ter continuado com a depedência, que existia algum tempo atrás. O aluno tinha que se esforçar mais,pois tinha que estudar o ano inteiro.

  • Julio
    25 de Abril de 2018

    Isso é bom. Concordo em não trabalhar este extra sem a devida remuneração. Agora tem que se resolver, neste mesmo prisma, a questão das AMACS, em que os ptofessores noturnos trablham extra para que o aluno tenha sua carga horária completada. O que farão com relação a isso?

    Sintero
    Resposta do Sintero
    26 de Abril de 2018

    Os professores não podem aceitar. Se eles aceitam o Sintero não tem como agir contra a vontade dos professores.

  • Alfredo Rodrigues de Lima
    25 de Abril de 2018

    Nos dá escola Daniel Neri solicitamos o comparecimento de uma equipe do SINTERO urgente para esclarecer e debater as aulas de progressão que está sendo empurrado para os trabalhadores sem falar em pagamento para o trabalho a ser executado. Contamos com a presença e colaboração dos nossos representantes.

    Sintero
    Resposta do Sintero
    26 de Abril de 2018

    Caro Alfredo, as orientações do Sintero são bem claras, para que não aceitem. A presença dos diretores sindicais nas escolas é importante, sim. Mas nesse caso não há o que debater. É só não aceitar o aumento da carga horária.

  • Edson Santos
    25 de Abril de 2018

    Corretíssimo a postura da nossa presidente...

Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE