Sintero orienta trabalhadores em educação para os procedimentos necessários ao recebimento da licença prêmio em pecúnia

Os trabalhadores em educação que possuem licenças prêmio vencidas e que tiveram o direito negado pela Administração estadual poderão convertê-las em pecúnia por meio das ações judiciais do Sintero.

Para garantir o direito desses servidores, o Sintero, através da assessoria jurídica, está entrando com ações judiciais individuais. Várias dessas ações já têm sentença favorável, em que a Justiça manda o Estado pagar as licenças prêmio negadas.

De acordo com o advogado Hélio Vieira, do escritório de advocacia Hélio Vieira e Zênia Cernov, responsável pelas ações judiciais, os servidores que possuem licenças prêmio acumuladas e que querem convertê-las em pecúnia devem procurar o Sintero e levar cópia do processo administrativo em que requereu a licença e teve o pedido negado. Essa cópia do processo deve ser “capa a capa”, ou seja, o processo na íntegra, desde o requerimento até o despacho final.

A presidente do Sintero, Lionilda Simão, destacou que essa luta pela conversão da licença prêmio em pecúnia é antiga e justa, pois a lei garante ao servidor o direito de se licenciar por três meses a cada cinco anos trabalhados. “Esse direito estabelecido em lei tem a finalidade de conceder aos servidores um período de descanso, tempo para que o servidor se dedique à família, a afazeres pessoais e até mesmo para se organizar e voltar ao trabalho em plenas condições de fazer funcionar a máquina administrativa. Não é justo que esse direito seja negado sem a devida compensação”, disse.

• Rilza
    01 de Agosto de 2019

No meu caso eu sou de 97, é até a data de hoje nunca dei entrada nas minhas licenças e nunca tirei nenhuma...nessa reportagem tá falando de quem já deu entrada é teve o pedido negado, é nos casos tipo o meu que nunca dei entrada, tem como entrar tbm?

06 de Agosto de 2019

Tem sim, mas você precisa dar entrada em todas as licenças pendentes. Depois disso, compareça ao Sintero com a cópia integral de todos os documentos protocolados.

• DEBORA
    15 de Julho de 2019

Só serve pra quem deu entrada e teve seu pedido negado ou quem tem mais de três licenças sem ter entrado com pedido tem direito também?

06 de Agosto de 2019

O Sintero orienta aos servidores que possuem licenças-prêmio vencidas, que façam a solicitação e, posteriormente, compareça a sede administrativa ou em qualquer Regional com a cópia integral do pedido protocolado.

• MARIA HELIENAI DO SOCORRO BEZERRA
    11 de Julho de 2019

como faço para conseguir esses documento para dar entrada?

06 de Agosto de 2019

Compareça ao Sintero ou em qualquer Regional para fazer esclarecimentos necessários.

• Sergio
    10 de Julho de 2019

Sintero cobrem também pra quem já passou a Federal a mais de ao e o estado não para as rescisões...

06 de Agosto de 2019

O Sintero orienta aos servidores que possuem licenças-prêmio vencidas, que compareçam a sede administrativa ou em qualquer Regional com a cópia da solicitação protocolada. Caso você não tenha pedido, peça e, posteriormente, traga a cópia.

• Luzia da Conceição Alves
    10 de Julho de 2019

Olá, gostaria de saber se essa orientação é só no caso do funcionário público estadual, ou se vale para o servidor público municipal também?

06 de Agosto de 2019

Apenas servidores estaduais. No caso dos municipais, procure a Regional Norte, em Porto Velho, para buscar esclarecimentos. Endereço: Rua Rui Barbosa, 713 - Bairro Arigolandia.

• suely vasconcelos
    10 de Julho de 2019

Quero de saber se quem já está aposentado e tem licença prêmio pra receber, o sindicato pode ajudar pra agilizar com esses processos o mais rápido possível.

• Maurício de Souza e Silva
    10 de Julho de 2019

Também é o caso do servidor Federal ?