Sintero participa de seminário sobre o Novo Ensino Médio

O Sintero participou nesta segunda-feira (29/07), no auditório do Senac, do Seminário Novo Ensino Médio Em Debate, promovido pelo Conselho Estadual de Educação de Rondônia (CEE).

O evento teve como objetivo abrir discussão sobre a Reforma do Ensino Médio após publicação da Medida Provisória 746/2016, sancionada através da Lei 13.415/2017.

O tema já tem sido bastante discutido nas atividades realizadas pelo Sintero em todas as suas regionais. Além disso, também será pauta do congresso estadual organizado pela entidade que acontece em outubro, conforme anúncio do Secretário de Organização do Sintero e Conselheiro do CEE, José Augusto Neto.

Durante o seminário, houve palestra com o tema “A inclusão educacional: políticas, caminhos e possibilidades”, ministrada pela Conselheira Nacional Suely Melo de Castro Menezes, e uma mesa redonda com o Conselheiro do Distrito Federal Álvaro Moreira, junto com o professor Francisco Aparecido Cordão, a respeito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio e os Itinerários Formativos.

Na avaliação do Sintero, a Reforma do Ensino Médio representa um grande retrocesso para a educação pública brasileira, já que ela amplia a desigualdade social e precariza o acesso à educação.

Com a BNCC, apenas as disciplinas de Português e Matemática serão obrigatórias nos três primeiros anos. Além disso, o estudante terá que escolher uma das cinco áreas de conhecimento para se especializar, sendo elas: Linguagem e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas ou Formação Técnica Profissional.

Com a BNCC, a grade curricular será ocupada 60% pelas disciplinas obrigatórias e 40% pela área em que o estudante escolher. Porém, os itinerários formativos poderão ser ministrados a distância.

Observa-se que com essa reforma, a população de baixa renda terá ainda mais dificuldade em competir com os alunos de escolas privadas. As escolas terão seus quadros de educadores reduzidos, pois até os itinerários formativos poderão ser ofertados a distância, diminuindo a necessidade de docentes em sala de aula.

A reforma também permite a contratação pelo “notório saber”, o que significa que qualquer pessoa que tenha conhecimento ou experiência em uma matéria da educação técnico-profissional poderá lecionar sem ser professor.

O Sintero continua sendo contrário a Reforma do Ensino Médio por considerar que ela caminha em direção à mercantilização e à privatização do Ensino Médio, além de estabelecer relação em conformidade com a Emenda Constitucional n. 95, na qual congela, por 20 anos, os investimentos públicos em educação.

Participaram do seminário, o Secretário de Organização José Augusto Neto, a Secretária de Assuntos Educacionais Francisca Diniz de Melo Martins, a Secretária de Política Sindical e Estudos Socioeconômicos Claudir Mata Magalhães de Sales, o Secretário de Cultura, Políticas Sociais e Saúde do Trabalhador Hiata Andreson Souza Silva e os Diretores da Regional Norte Lodeilson Fernandes da Silva, Valdeleis Felipe de Souza, Neilton do Vale Vidal, Domingos Izel Preste do Espírito Santo e Alexandra Lamarão Brasil Rodrigues.