Voltar 23 de Outubro de 2019

Sintero participa do 4º Encontro Nacional pela Democratização nos Meios de Comunicação 


O Sintero, representado pelo secretário de Imprensa e Divulgação Sandro Luiz Ascuy de Oliveira, participou do 4º Encontro Nacional pela Democratização nos Meios de Comunicação (4º ENDC) que aconteceu entre os dias 17 a 20 de outubro, em São Luís (MA).

O evento é organizado pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e reuniu ativistas, militantes, pesquisadores/as e trabalhadores/as que debateram sobre os principais temas da área de comunicações, com ênfase em assuntos relacionados à liberdade de expressão, defesa de uma internet livre e aberta e de um sistema de mídia plural e diverso.

Durante os três dias de atividades foram apresentados diversos painéis temáticos, tais como: o papel da comunicação na resistência democrática, violação de Direitos Humanos na mídia, o monopólio da mídia e o ataque aos direitos sociais, o papel na cultura na resistência democrática, Comunicação Pública como promotora da diversidade e pluralidade, Fake news: a desinformação como tática política, entre outros.

No último dia do evento, foi construído e aprovada uma carta em defesa da democracia e da liberdade de expressão, e um manifesto da educação e a perseguição institucional ao 4º ENDC. (Veja os documentos na íntegra abaixo).

Para Sandro Ascuy, o evento foi muito importante para que a comunicação sindical possa cada vez mais se fortalecer diante da atual conjuntura nacional. “O FNDC é o espaço de discussão e avaliação do papel da Comunicação como instrumento de conscientização, informação e defesa da pluralidade de ideias. Em tempos de retirada de direitos, discutir a prática livre de divulgação das informações sem censura e sem fake news é de fundamental importância para uma imprensa livre e popular”, disse.



Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE