Sintero pede providências à Seduc quanto ao não pagamento da gratificação de docência

O Sintero encaminhou o ofício nº 187/2020, ao Secretário de Estado da Educação, Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu, pedindo providências quanto ao não pagamento da gratificação de atividade docente aos professores contratados a partir de fevereiro de 2020 e aos professores que estavam lotados em outras funções, mas que retornaram ao cargo de origem, assumindo as salas de aulas.

Regulamentada pelo Plano de Carreira da categoria (Lei 680/2012), a Gratificação de Atividade Docente, no valor de R$620,00, é assegurada aos professores de 40 horas e aos de 25 horas das séries iniciais. Também recebem a gratificação no valor de R$ 310,00 os professores de 20 horas do 6º ao 9º ano e ensino médio. Quanto aos professores com 25 horas do 6º ano 9º ano, o valor concedido é de R$ 387,50.

O Sintero ressalta que os docentes estão trabalhando em meio à pandemia da Covid-19, através do regime “home office”, cumprindo com a carga horária de trabalho estabelecida na Lei Complementar nº 887/2016, que altera dispositivos do Art. 66, da Lei 680/2012. Portanto, tal vantagem deve ser paga de forma imediata aos profissionais, visto que a atitude pode ser considerada como um ataque à ordem jurídica do Estado.

Destaca-se ainda que o Decreto de Calamidade Pública e o ofício 5013/2020/SEDUC suspenderam apenas os pagamentos referentes às verbas transitórias e indenizatórias, não contemplando benefícios como este.

O Sintero salienta que não admitirá que os direitos, resultantes da luta e união da categoria sejam desrespeitados. Considerando que as medidas de isolamento têm impacto de forma negativa a todos, é de suma importância que o Governo preserve as verbas salariais daqueles profissionais que mais tem contribuído para o desenvolvimento social do país. Espera-se que a reivindicação da categoria seja atendida o quanto antes. Caso não haja o cumprimento por via administrativa, o Sintero levará a questão para o meio judiciário.

VEJA O OFÍCIO ABAIXO:

• Anna Karyn
    06 de Julho de 2020

Verdade... O governo não está pagando. Deixei de ser vice diretora da minha escola em janeiro. Montei o processo de gratificação e foi aprovado em abril, mas nada de cair a gratificação. Enquanto isso conta de internet continua chegando para essas aulas online, tive que consertar meu computador e celular.

• Maria das Graças
    01 de Julho de 2020

Eu estava atuando em outra função em 2019, porque não havia hora aula disponível para a minha atuação em sala de sula. Em 2020 retornei a sala de aula mais estou sem receber a gratificação. Com a pandemia aumentou o trabalho, o compromisso e os gastos. Mais o meu pagamento, esse sim diminuiu.

• Manuel de Souza Santos
    01 de Julho de 2020

Continuando, sabemos que há uma grande parcela de profissionais da educação no grupo de risco, qual segurança teremos nesse retorno? Será que a volta nesse momento mesmo sendo em agosto é viável ? Qual será a posição do sindicato em relação a isso?

• Manuel de Souza Santos
    01 de Julho de 2020

Bom dia. Também estou com essa preocupação da colega acima, sai da cre e voltei para escola muito em função da gratificação de sala de aula. Um outro assunto que gostaria de abordar é sobre o documento que chegou da seduc sobre o retorno às aulas e da compra de epi's para alunos e professores. Qual é a posição do sintero em relação ao retorno ?

• Rogerio
    30 de Junho de 2020

Boa noite, esse governo é uma vergonha, desempenho minhas funções na secretaria ESCOLAR, e nunca fiquei um dia sem ir trabalhar, MAS MEU VALE TRANSPORTE É PAGO MÊS SIM E OUTRO NÃO, UMA PALHAÇADA. OBS: SERÁ QUE NÃO OBSERVAM QUE MINHA FOLHA DE PONTO VAI ASSINADA ?

• Rubens Carneiro Felipe
    29 de Junho de 2020

Estava na Vice direção e hoje estou em sala de aula, gastando minha internet, energia, enfim vários desgastes, e não estou recebendo a gratificação de sala de aula. Gostaria de saber como vai ficar, ainda tem outra situação, trabalho com 7 turmas com 5 aulas por turma que da um total de 35 aulas e estão dizendo que não vão pagar hora extra, como vou fazer? Deixar 3 aulas de uma turma?

30 de Junho de 2020

O Sintero solicitou formalmente, através de ofícios, ao Governo de Rondônia e ALE/RO para que seja criado um auxílio no valor de R$500 para os trabalhadores que estão atuando na pandemia. Infelizmente, assim como as outras solicitações, não houve manifestação e interesse por parte do Poder Público.