Voltar 20 de Novembro de 2018

Sintero promove o II Encontro Estadual de Mulheres Negras de Rondônia


Nesta segunda-feira (19/11) o Sintero promoveu o II Encontro Estadual de Mulheres Negras de Rondônia, com o objetivo de fortalecer a rede de mulheres negras no Estado, além de levar os debates e propostas ao Encontro Nacional de Mulheres Negras, que acontecerá no mês de dezembro, em Goiânia/GO. A programação contou com palestras, debates, grupos para troca de ideias, além de apresentações culturais.

Inicialmente foi apresentada a palestra “Análise da Conjuntura: movimentos sociais e movimentos de mulheres”, ministrado pela representante da União Brasileira de Mulheres, Sandréia Costa.

A segunda palestra tratou da        “Trajetória das mulheres negras no Brasil” e foi feita pela Ativista do Movimento Negro, Maria Santiago.

E a terceira palestra teve como tema “Mulheres negras em Rondônia”, apresentada pela Mestra em História e Estudos Culturais, Cledenice Blackman.

“É importante fazer esse debate, por que quando a gente passa a ter consciência de como é tratada a população negra no nosso país, a gente se fortalece e se prepara para enfrentar essa luta diária”, comentou Maria Santiago.

Após as palestras foram feitos dois grupos, para tratar dos temas: empreendedorismo das mulheres negras e mulheres negras e o bem viver. Cada grupo deveria levantar propostas para cada tema.

Para finalizar o evento, foi feito uma plenária para eleger as representantes de Rondônia no Encontro Nacional de Mulheres Negras.

A Secretária de Gênero e Etnia do Sintero, Rosenilda Ferreira de Souza Silva, comentou que a principal finalidade do evento foi motivar as mulheres a saírem das suas bases. “Nosso maior objetivo aqui, é debater as políticas públicas voltadas para as mulheres negras, fortalecendo esse grupo aqui no Estado. Também queremos que todas as propostas e debates sejam levados ao Encontro Nacional de Mulheres Negras”, finalizou.


1 Comentários

  • Maria Antônia Oliveira Chaquian
    20 de Novembro de 2018

    Parabéns,pelo trabalho que vem sendo feito em prol das mulheres negras e desendente de negro,pois a minha vó paterna era escrava.São guerreiras tenho orgulho da minha raça que não mede esforços para lutar.Parabéns Rosa Negra.

Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE