Sintero realiza Assembleia Geral no dia de Paralisação Estadual da Educação

O Sintero realizou nesta quarta-feira (24/04), Assembleia Geral no dia de Paralisação Estadual da Educação em Porto Velho. A atividade é parte da programação que está sendo feita em todas as Regionais do Sintero em alusão a 20ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Além de discutir os temas definidos pela CNTE como a Reforma da Previdência, também foram abordados os principais pontos da pauta de reivindicação dos trabalhadores em educação de Rondônia.

A  presidente do Sintero Lionilda Simão, relembrou as diversas Plenárias realizadas pelo sindicato, desde o envio da proposta de Jair Bolsonaro (PEC 06/2019) ao Congresso Nacional. "Estamos fazendo mobilizações em todas as nossas Regionais com intuito de levar esclarecimentos a categoria, pois acreditamos que sem conhecimento de causa não há como fazer o enfrentamento", disse.

Lionilda ressaltou que o sindicato não é contra uma nova Reforma da Previdência, desde que haja uma construção coletiva e que os privilégios e desigualdades sejam combatidos.

Na ocasião, também foram repassados informes sobre o andamento das negociações da pauta estadual, como é o caso da implantação do Piso do Magistério. Segundo Suamy de Abreu, secretário de Educação, a Seduc tem financeiro e orçamento para realizar tal implantação, porém é necessário aprovação da MENP - Mesa Estadual de Negociação Permanente, uma vez que a aplicação impacta na LRF - Lei de Responsabilidade Fiscal.

Em relação ao processo de Consulta Popular para a escolha de Diretores e Vice-Diretores, o secretário de Educação informou durante reunião com o Sintero que foi enviado um documento à Assembleia Legislativa para que a data de realização do processo seja adiada até a conclusão das provas do ENEM. Além disso, ele assumiu compromisso de iniciar os trabalhos com a Comissão responsável pela Consulta Popular para que ocorra novas mudanças na Lei nº3.018/2013 alterado pela Lei 3.972/2017. Desta vez, toda a discussão será feita juntamente com o Sintero, representante da categoria.

Outro ponto discutido durante a Assembleia foi o pagamento da Licença Prêmio. O secretário de Educação firmou compromisso de pagar no mês de junho cerca de 100 processos que já foram analisados e aguardam pelo desfecho.

"Continuaremos trabalhando para o avanço das negociações com o Governo. Não iremos parar até que os pedidos da categoria sejam atendidos", finalizou Lionilda Simão.

O dia de Paralisação Estadual da Educação teve mobilizações simultâneas em todas as Regionais do Sintero.

• Adilson Ferreira de Souza
    25 de Abril de 2019

Faltou mais divulgação desta paralisação, poucos servidores sabiam.

Sintero
    Resposta do Sintero
    26 de Abril de 2019

Acompanhe nosso Site, Facebook, Instragram e Twitter, pois fizemos divulgação em todos esses canais. Além disso, todas as nossas Regionais visitaram escolas e fizeram convocação a categoria.