Voltar 25 de Novembro de 2020

Sintero reforça luta no Dia Internacional de Combate a Violência contra à Mulher


Neste dia 25 de novembro, Dia Internacional de Luta Contra a  Violência à Mulher, o Sintero reafirma sua luta pela erradicação de todas as formas de violência e para que as mulheres vivam com mais dignidade e liberdade.

Neste dia de conscientização e mobilização, lamentamos os números alarmantes de violência praticada contra as mulheres em nosso país. De acordo com os dados divulgados no Atlas da Violência de 2019, publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) houve um crescimento expressivo de 30,7% no número de homicídios de mulher no Brasil durante a década em análise (2007-2017). Com as medidas de isolamento social imposta pela pandemia da Covid-19, a situação foi agravada. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil registou 648 feminicídios no primeiro semestre de 2020, representando um aumento de 1,9% que o mesmo período do ano passado.

Para a Secretária de Gênero e Etnia do Sintero, Rosenilda Ferreira de Souza Silva, o atual cenário ainda reflete o forte traço da cultura patriarcal e machista que se mantem enraizado na nossa sociedade. Com a posição política do atual Governo Brasileiro, que possui posições conservadoras e sexista, nota-se o interesse da perpetuação da dominação masculina em nosso país.

Recentemente, o orçamento da Secretaria da Mulher, que hoje pertencente ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, foi reduzido de R$ 119 milhões para R$ 5,3 milhões entre 2015 e 2019. Isso significa que as poucas políticas públicas existentes estão passando por um verdadeiro desmonte, que demonstra o tamanho do descaso que os governantes brasileiros têm com o assunto.

Para o Sintero, a luta por um mundo igualitário e sem violência contra as mulheres é de todos! Por isso, é preciso que o Governo tenha consciência de sua responsabilidade e promover políticas sociais eficazes de apoio às mulheres brasileiras.

Viver SEM VIOLÊNCIA é um direito das MULHERES!


Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE