Voltar 07 de Maio de 2018

Sintero se reúne com a nova titular da Seduc para discutir pendências com os trabalhadores em educação


A Direção do Sintero teve nesta segunda-feira, dia 07/05, a primeira audiência com a nova secretária de Estado de Educação, Maria Angélica Silva Ayres Henrique, tendo como pauta a busca de soluções para uma série de pendências com os trabalhadores em educação.

Na oportunidade a secretária confirmou que no mês de junho o governo do estado vai implantar o piso nacional e as novas tabelas salariais para Professores e Técnicos Educacionais em cumprimento ao acordo firmado com a categoria para encerramento da greve de 45 dias. Ela também confirmou que informará ao Iperon os novos valores do vencimento dos trabalhadores em educação.

Durante a reunião foi tratado sobre o calendário escolar de 2018, sendo reiterado pela secretária que as comunidades escolares tiveram liberdade para a adequação do calendário visando à reposição das aulas sem prejuízo aos alunos, aos pais nem aos professores.

Acerca da progressão parcial visando evitar a reprovação total de alunos, a secretária disse que as disciplinas que ficarem pendentes podem ser ministradas por professores excedentes ou serem repassadas dentro do novo programa de “residência pedagógica”. Isso para não alterar a carga horária dos professores. No entanto, o governo do estado ainda deverá regulamentar o pagamento de horas extras aos professores que aceitarem o aumento da carga horária para ministrar as dependências.

Outro assunto discutido na reunião foi o projeto Gênesis. Segundo a secretária o programa tem prazo até o mês de junho para ser concluído, e que até a sua conclusão nenhum trabalhador em educação sofrerá prejuízos financeiros ou em suas gratificações.

Ficou estabelecido que se algum trabalhador for prejudicado, deverá procurar imediatamente a CRE e o Sintero para as providências.

A secretária informou, ainda, que a Seduc buscará uma solução para o caso dos supervisores e orientadores lotados em escolas e que não recebem a gratificação por causa da tipificação do estabelecimento.

Ela informou também que o Gênesis já foi reprogramado para aceitar a lotação com mais de 32 aulas dos professores de Língua Portuguesa e Matemática para fins de regularização das horas extras.

A Direção do Sintero aproveitou a oportunidade para informar que fará perícia nas escolas visando identificar onde há periculosidade ou insalubridade para requerer o pagamento de adicional, tendo sido autorizada a entrada dos peritos nas escolas.

Sobre a reformulação do Plano de Carreira (Lei Complementar nº 680/2012) a secretária disse que essa atividade fica inviabilizada neste ano devido ao curto espaço de tempo. Mas a Direção do Sintero adiantou que este será um dos principais itens da pauta de 2019 a ser entregue ainda neste ano de 2018.

Outros assuntos que estavam na pauta não puderam ser discutidos devido ao horário, mas serão tema de uma próxima reunião em breve.

A Direção do Sintero estava na reunião composta pelos diretores Dioneida Castoldi (Secretária-Geral), Manoel Rodrigues da Silva (Secretário de Finanças), Neira Cláudia Cardoso Figueira (Secretária de Formação Sindical), Maria de Fátima Ferreira Rosilho (Secretária de Cultura, Políticas Sociais e Saúde dos Trabalhadores), Francisca Diniz de Melo Martins (Secretária de Assuntos Educacionais), Nereu Klosinski (Secretário de Aposentados e Assuntos Previdenciários), Antônio Alves Ferreira (Secretaria de Funcionários de Escolas) e Judith dos Santos Campos (Secretária de Assuntos Jurídicos).


6 Comentários

  • Maria Iranir Bandeira Arruda de Sousa
    14 de Maio de 2018

    Explique-me por gentileza sobre vantagem pessoal: Já sou professora aposentada, minha referência é 10 e só recebo 4.24

    Sintero
    Resposta do Sintero
    16 de Maio de 2018

    Pedimos para que compareça ao Sintero para obter as orientações sobre o caso específico

  • Lindaura
    08 de Maio de 2018

    Sou concursada de 97 e minha ref.e 5 ja to aposentada não era para ser ref.9

    Sintero
    Resposta do Sintero
    14 de Maio de 2018

    Por favor, compareça ao Sintero para verificarmos a situação.

  • Lindaura
    08 de Maio de 2018

    Gostaria de informação sobre a referencia a contagem e feita apos concurso e periodo probatorio?

    Sintero
    Resposta do Sintero
    14 de Maio de 2018

    Uma referência após o estágio probatório e depois uma referência a cada 2 anos

  • VANDA SANTOS PEREIRA
    08 de Maio de 2018

    gostaria de ter informações sobre a vantagem pessoal, porque tanta diferença do valor, a mesma referencia e valores diferentes, exemplo referencia 14, recebo 41.00 reais outro com a mesma referencia recebe 159.00.

    Sintero
    Resposta do Sintero
    14 de Maio de 2018

    Pedimos para que compareça ao Sintero para que possamos verificar qual é a situação.

  • Lília
    07 de Maio de 2018

    Quero saber sobre o auxílio transporte, sou de Primavera de Rondônia. Disseram q faltava um documento regulamentando o transporte público, esse documento já foi entregue e nada. Peço que, por favor, busquem agilizar isso para gente, já q temos um jurídico. Acho injusto ter q entrar na justiça com ação particular. Aguardo resposta!!! Agradecida.

  • Clauddenice
    07 de Maio de 2018

    Gostaria de saber se tem direito a insalubridade que trabalha no período noturno, pois eu acho que a gente corre risco de vida.

    Sintero
    Resposta do Sintero
    14 de Maio de 2018

    Vai depender da perícia.

Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE