Sintero solicita audiência de conciliação na Justiça e multa para o estado

A Direção do Sintero protocolou hoje (09/03) no Tribunal de Justiça de Rondônia uma solicitação para que seja realizada audiência de conciliação com a finalidade de solucionar o impasse criado pelo governo do Estado que resultou na greve dos trabalhadores em educação em 21 de fevereiro.

Desde que teve início o movimento dos trabalhadores em educação, o governo estadual vem se omitindo em discutir com a Direção do Sintero toda a situação que tem gerado insatisfação e revolta na categoria.

Nesta semana os diretores do Sintero buscaram o apoio dos deputados estaduais, que decidiram convocar os secretários integrantes da MENP – Mesa de Negociação Permanente para prestarem esclarecimentos e apresentarem uma proposta à categoria.

Para surpresa geral, em resposta, a Assembleia Legislativa recebeu ofícios em que os secretários se recusam a atender à convocação sob as mais diversas alegações.

O ofício do Secretário-Chefe da Casa Civil foi respondido por um assessor informando que o titular estaria de férias e não poderia comparecer. O Secretário da SEPOG informou que estaria em viagem. A superintendente da SEGEP também recusou a convocação informando que não possui as informações a serem prestadas e que precisaria de mais tempo para fazer o levantamento. Os demais secretários sequer responderam à convocação.

Isso demonstra que o governo do estado não está nada interessado em buscar uma saída para o problema, pois, em vez de atender à convocação da Assembleia Legislativa, insiste na ilegalidade da greve e requereu o pagamento de multa de R$ 100 mil por cada dia de mobilização dos trabalhadores em educação.

Além disso, requereu que cada diretor do Sintero pague uma multa de R$ 2 mil por cada dia de mobilização.

Diante do descaso do governo do estado com a educação e das manobras para não dialogar com os representantes da categoria, a diretoria do Sintero, através da assessoria jurídica, requereu na Justiça a realização de uma audiência de conciliação para que os fatos sejam esclarecidos e para que haja diálogo, com a apresentação de proposta por parte do Executivo Estadual.

Na mesma petição o Sintero requereu que seja arbitrada uma multa também de R$ 100 mil por dia ao governo do estado caso mantenha essa omissão em não receber os representantes da categoria.

• Dirce Marinho
    12 de Março de 2018

Espero que n fique só preocupados com o piso, e negociem a incorporação das gratificações

14 de Março de 2018

Estamos preocupados em melhorar o salário. As propostas já foram discutidas e aprovadas pela categoria nas assembleias de dezembro/2017.

• Isaias Escudero
    09 de Março de 2018

A lei é para o sindicato e governo cumprir. Que paguem pelos dias de não atendimento dos representantes sindical dos professores. Assim como cobram do sindicato se não cumprir a lei.

• carlson
    09 de Março de 2018

O quê se pode esperar de um governo fraco e sem rumo?

• sebastiao bento da silva
    09 de Março de 2018

Está muito próximo o dia que possa dar a respostas a este cavalheiro que se intitula nosso representante, pois a mim ele não representa, pois se representasse não estaria tratando a minha pessoa e os demais companheiros da Educação de tal forma como está fazendo, até parece que não vai precisar de nós em um futuro bem próximo.