Voltar 22 de Outubro de 2019

Sintero tem audiência com o secretário de Estado da Educação  


A Direção do Sintero reuniu-se nesta segunda-feira (21/10) com o secretário de Estado da Educação, Suamy Vivecananda Lacerda Abreu, para tratar sobre os assuntos da pauta de reivindicação dos trabalhadores em educação que ainda estão pendentes, como:

  • Reformulação da Lei 680/2012;
  • Consulta à comunidade Escolar para as escolhas de Diretores e Vice-Diretores das Unidades Escolares da Rede Pública Estadual (Gestão Democrática - Lei 3.018/2013 alterada pela Lei nº 3.972/2017);
  • Valorização salarial para os técnicos educacionais, entre outros.

Diretores de todas as 11 Regionais do Sintero estiveram presentes na reunião, colocando em discussão as principais reivindicações e questionamentos da categoria, respeitando as peculiaridades de cada região.

Reformulação da Lei 680/2012

Ainda no mês de julho, o Sintero protocolou o ofício nº 229/2019 elencando pontos de mais urgência e que deveria ser revisto pelo Governador, através de Projeto de Lei que altera a Lei 680/2012, que são eles:

  • Supervisor escolar
  • Orientador educacional
  • Gratificação de difícil provimento
  • Gratificação de unidade docente
  • Gratificação de unidade escolar  
  • Gratificação de Efetivo Trabalho

(Documento em anexo)

 

O Sintero irá reiterar o ofício acrescentando a situação dos técnicos que não recebem a gratificação de Unidade Escolar por estarem trabalhando na Seduc e CRE’S, e os professores que possuem várias disciplinas nas 32 hora-aula, como proposta de redução da carga-horária.  Pois até o momento a Secretaria não se manifestou a respeito das emergências elencadas pelo sindicato.

Gestão Democrática

Desde as primeiras audiências com os representantes do atual Governo, o Sintero pontuou que em 2019 é o ano do processo de Consulta à comunidade Escolar para a escolha de Diretores e Vice-Diretores das Unidades Escolares da Rede Pública Estadual e que não abriria mão dessa conquista.

De acordo com a legislação vigente (Lei nº3.018 alterado pela Lei 3.972/2017), o processo deveria ter acontecido em março, porém foi adiado pela Secretaria de Educação, justificando que o mesmo prejudicaria as avaliações externas como IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Ao ser questionado sobre essa situação, novamente Suamy Abreu, comprometeu-se em cumprir o compromisso e realizar o processo após a prova no ENEM, em novembro. Porém, continua pontuando falhas que aconteceram em processos anteriores, que ele não concorda, e caso os escolhidos pela comunidade não cumpra com as obrigações de gestores, como prestação de contas, por exemplo, o Governo irá fazer a intervenção.

A Direção do Sintero ressaltou que embora não seja o modelo ideal, a escolha de diretores pela comunidade ainda é melhor que o sistema de indicação. Por isso, o sindicato continuará a defender a gestão democrática.

Técnicos Educacionais

O Sintero pontuou a grande insatisfação dos técnicos educacionais em relação ao vencimento que recebem. Sabe-se que a categoria sofre com uma defasagem salarial há tempos, e que embora não sejam reconhecidos como merecem, são parte fundamental para o bom funcionamento da escola.

O principal pedido do sindicato é que no mês de novembro, a Seduc pague o retroativo das progressões. Outra proposta do sindicato, é que o Governo conceda um reajuste à gratificação de Unidade Escolar, conforme o anexo. Inclusive, o Sintero solicitou que essa gratificação seja concedida também aos técnicos educacionais que atuam na Seduc e nas CRE’S.

Em resposta, a secretário disse que fará uma força tarefa dentro da Secretaria para que os técnicos educacionais tenham prioridade e, consequentemente, recebam o retroativo das progressões em novembro. Em relação ao reajuste da gratificação de Unidade Escolar, o secretário de Estado da Educação comprometeu-se em encaminhar um pedido de impacto financeiro e verificar a viabilidade no atendimento desta pauta.

Ponto Eletrônico

O Sintero pediu esclarecimento sobre a implantação do ponto eletrônico, pois há equipes que já estão fazendo o trabalho no interior do Estado, como se essa já fosse uma política implantada, enquanto a educação tem situações específicas. Na oportunidade, o Sintero elencou inúmeros fatores que são pertinentes à educação e que a Seduc precisa dar respostas.

Em resposta, o secretário de Estado da Educação disse que essa é uma política do Governo. Entretanto, reconheceu que cada região tem suas particularidades e, por isso, se comprometeu-se em discutir sobre o tema como o Superintendente da Segep, Coronel Rodrigues, para buscar uma melhor solução, de forma que os trabalhadores em educação não sejam prejudicados com a medida.

Diário Eletrônico

Questionado sobre o diário eletrônico, que gera a sobrecarga de trabalho, uma vez que os professores precisam registrar aulas no sistema no fim do mês e com a grande demanda  acabam levando o trabalho para casa para poder concluir o registro no sistema, o secretário explicou que essa situação fica a cargo de cada escola e do supervisor que gerencia o sistema de diário eletrônico, mas que essa demanda será direcionada a equipe de sistemas para que reveja a situação das escolas em que está havendo problemas.

Reordenamento

O convênio celebrado entre o Estado e Municípios é dado a opção aos professores pedagogos de permanecerem ou não nas escolas que oferecem o Ensino Fundamental (1ª ao 5º ano). Sendo assim, caso os professores podem retornar à secretaria de origem (Seduc).

Professores pedagogos com 32 hora-aula

Em relação aos professores pedagogos que não quiseram prestar serviço ao Município e voltaram para o Estado e com isso, tiveram que assumir várias disciplinas para completar a carga-horária de 32 hora-aula e consequentemente receberem a gratificação de atividade docente no valor de R$620, o pedido imediato do Sintero é que a Seduc faça a redução de hora-aula para que esses profissionais possam preparar o conteúdo que será oferecido nas disciplinas em que eles ficaram responsáveis.

Outra medida, é que a Seduc desenvolva ações de incentivo para que os pedagogos busquem a segunda graduação, através de convênios e gratificações que apresentem ganho real aos pedagogos.

 

 



2 Comentários

  • CÍCERO DE LIMA LOPES
    05 de Novembro de 2019

    Boa noite Nós os técnicos administrativos estamos sem informações sobre as negociações com o governo, sobre nossas demandas. Por favor nos passar alguma informação, nem que seja para dizer que não vamos ter nada. Obrigado

    Sintero
    Resposta do Sintero
    04 de Dezembro de 2019

    Foram pagos o retroativo das progressões para os técnicos educacionais.

  • Osiel Damasceno Da Silva
    22 de Outubro de 2019

    Boa tarde, sou motorista faço o transporte dos professores que atuam em escola da zona rural, estes professores recebem difícil provimento, só que minha lotação e na escola da zona urbana,vou ter direito a este difícil provimento?

    Sintero
    Resposta do Sintero
    04 de Dezembro de 2019

    Procure a sede administrativa do Sintero ou qualquer Regional para obter informações mais detalhadas.

Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE